[EVENTO] CIOs são vitais para fazer de BI o motor do crescimento dos negócios

Fonte:IDNOW

Nem só negócios, nem só tecnologia. Segundo o diretor de pesquisas do Gartner, João Tapadinhas, chegou a hora de avançar o Business Intelligence/Analíticos para além das visões estratégicas convencionais e passar para as decisões estratégicas operacionais.

“O CIO ainda é o líder do BI nas organizações e ainda vai continuar a ser por muito tempo. O que estamos fazendo agora é ajudá-lo criar um contexto para vender o BI ao CFO e o CMO e provar que a TI é parte da solução e não um elemento de despesa”, diz Tapadinhas, que é chairman do Gartner Business Intelligence & Information Management Summit, uma série de sete conferências ao redor do mundo e que no Brasil acontece nos próximos dias 13 e 14 de maio em São Paulo.

O evento tem a participação de nove analistas internacionais do Gartner, que apresentarão as principais pesquisas e insights sobre Big Data, Business Intelligence, Analíticos, Master Data Management (MDM), além de discussões, como, por exemplo, engajamento dos Chief Marketing Officers (CMOs) e Chief Financial Officers (CFOs) em analíticos de negócios, gerenciamento de performance e aspectos de infraestrutura tecnológica indispensável para a concretização destas iniciativas dentro das organizações.


No contexto dos negócios

Segundo Tapadinhas, no contexto de BI e Analaytics, as empresas do mercado, os CIOs e até os vendors têm assumido uma abordagem excessivamente técnica, quando o contexto atual pede um approach mais pragmático que possa ser compreendido pelos decisores fora da TI. “Continuamos a insistir que os CIOs precisam chegar junto aos líderes de negócio e perguntar para eles o que eles precisam atingir e dizer que há uma ferramenta para resolver. Os negócios são digitais e é preciso saber digitalizar os negócios. É necessário ter os olhos nos resultados esperados e não na tecnologia apenas”, afirma Tapadinhas.

João Tapadinhas destaca que, segundo os resultados do estudo 2014 CIO Agenda da América Latina, realizado com 142 executivos de empresas na região – majoritariamente do Brasil e do México –, Business Intelligence/Analíticos é a área tecnológica prioritária para as empresas, em termos de gastos do orçamento, em 2014.
“Principalmente para aquelas organizações com modelos B2C (business-to-consumer), há a necessidade de extraírem informações mais qualificadas e oportunas, a fim de direcionarem suas estratégias. Este é o momento para os CIOs revisarem sua atual infraestrutura e gestão da informação”, afirma Tapadinhas. Para ele, um elemento importante no contexto do Big Data, por exemplo, é a ascenção das máquinas inteligentes. Ela soma a grande quantidade de informações não estruturadas com as informações geradas pelas smart machines que oferecem um outro cenário de negócios.

Tecnologia na prática

“Tivemos o cuidado de customizar cada evento de acordo com as necessidades locais de cada país”, diz o executivo. “Vamos complementar as sessões mais estratégicas com sessões mais práticas e apresentar como aplicar a tecnologia na prática da empresa. No fundo vamos dar idéias técnicas com casos de sucesso reais sobre o uso do BI/Analíticos”, explica.

Neste ano, a Conferência trará conteúdo dentro de três vertentes de conhecimento: estratégia e organização; inovação da informação e estilos analíticos emergentes; e capacitação da infraestrutura tecnológica. O Gartner também apresentará aos participantes Quadrantes Mágicos do setor, mesas redondas, estudos de casos reais, reuniões one-on-one com analistas e sessões com fornecedores de tecnologias.

Em 2014, o Gartner traz uma novidade para as empresas que participam em grupos das Conferências. Além do tradicional desconto, as equipes de uma mesma companhia poderão agendar reuniões com um analista do Gartner para facilitar uma discussão ou assessorá-los em iniciativas estratégicas e projetos-chave e/ou com executivos selecionados dos fornecedores de soluções patrocinadores do evento, obtendo recomendações e suporte na elaboração de agendas personalizadas para o grupo.
SERVIÇO – Gartner Business Intelligence & Information Management Summit
Data: 13 e 14 de maio de 2014
Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Avenida das Nações Unidas, nº 12.551
Agenda: clique aqui para ver a agenda do evento
As inscrições para o evento podem ser feitas pelos telefones (11) 5632-3109 | 0800-7441440, pelo site www.gartner.com/br/bi ou pelo e-mail brasil.inscricoes@gartner.com
- See more at: http://idgnow.com.br/blog/tech-insights-trends/2014/04/28/cios-sao-vitais-para-fazer-de-bi-o-motor-do-crescimento-dos-negocios/#sthash.CoBVum74.dpuf
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: