[ARTIGO] Componentes para desenvolvimento de soluções de BI: AspxPivotGrid



Caro, gostaria de primeiramente parabenizar o meu ex-aluno e futuro analista de Business Intelligence Josenildo Almeida, conversando com ele esta semana, solicitei que fizesse um "artigo" sobre as funcionalidades de um componente .Net que o mesmo está estudando e aplicando no seu dia-a-dia.

Curtam ai o post e não esqueçam este nome, pois ele vai estar firme ai produzindo muitos projetos de DW futuramente.


"Sou baiano, analista de sistemas, graduado em Sistemas de Informação pela FIB, com especialização em Qualidade e Governança de TI pela Faculdade Ruy Barbosa e fascinado por BI – Business Intelligence. Atualmente trabalho no projeto de uma solução de planejamento estratégico, que inclui um módulo de BI, para uma Secretaria do Estado da Bahia. Graças a este projeto, estou conseguindo adquirir e aplicar os conhecimentos adquiridos sobre BI desde a graduação, passando pelos ensinamentos de Grimaldo (ótima referência no assunto – recomendo!). O objetivo deste artigo é passar uma dica de um componente muito interessante para quem precisa desenvolver soluções de BI.

A adoção de um modelo gerencial ágil, atualmente, é requerida para qualquer organização que deseja promover uma gestão com foco em resultados, de forma eficaz e eficiente. Isso se deve ao fato que as demandas e a implementação de suas soluções acontecem em um curto espaço de tempo. Com isso, também, soluções mais robustas e que superem as expectativas dos usuários são cada vez mais requisitadas.

Desenvolver soluções de qualidade e em curto espaço de tempo, não é uma tarefa nada fácil. Disso todos nós já sabemos. Baseado nisso, pequenos aliados podem fazer a diferença na qualidade e no tempo de desenvolvimento de nossas soluções. Estou me referindo a componentes que possuem diversos recursos que estendem as funcionalidades das plataformas de desenvolvimento, suprindo as necessidades que nós, desenvolvedores, precisamos para superar as expectativas dos clientes.

Recentemente, através de uma demanda de construção de um analisador de dados (uma espécie de front-end de BI), encontrei um componente para plataforma .Net desenvolvido pela Devexpress: o ASPxPivotGrid. O ASPxPivotGrid Suite é um componente de análise dos dados, mineração de dados e solução de relatórios visuais para ASP.NET 2. Com isso, ele permite aos usuários analisar dados brutos de diversas formas, auxiliando-os no processo decisório. Ao incorporar a ASPxPivotGrid na solução, juntamente com o WebChartControl (componente para geração de gráficos),  temos a possibilidade de oferecer uma extensa variedade de relatórios. Analisando o componente, algumas características me chamaram atenção, como:

  • Trata-se de um componente instalado no Visual Studio, ou seja, faz parte da sua aplicação, não havendo a necessidade de algum tipo de instalação na máquina-cliente;

  • Ampla variedade de gráficos;

  • Testei em alguns navegadores e, até o momento, não tive problema algum;

  • Análise de dados de forma simples, rápida, permitindo diversas simulações somente selecionando e “arrastando” os campos desejados;

  • Integração do grid de dados com o gráfico, ou seja, os gráficos são gerados/atualizados de acordo com a manipulação do grid (em tempo de execução);

  • Possibilidade de exportar a análise dos dados (gerar relatórios) em diversos formatos.


Estas são algumas das características do componente. Em contrapartida, no quesito facilidade, particularmente, achei que poderia ser mais fácil a utilização do componente na implementação. Mas nada que o Google não resolva, juntamente com o site do suporte do fabricante. Acredito que seja proposital isso, pois pelo valor do componente, acredito que eles ganhem em suporte, talvez.

Abaixo segue uma figura que ilustra o funcionamento do componente, mostrando a integração do AspxPivotGrid com o WebChartControl, juntamente com o link do demo:

http://demos.devexpress.com/ASPxPivotGridDemos/ChartsIntegration/GeneralOptions.aspx



Bom, é mais ou menos uma síntese do componente. Fica aí a dica para quem precisa de um componente para desenvolver soluções de BI.


Saudações,
Josenildo Almeida
johalmeida@gmail.com"
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

3 comentários:

Caique Dourado disse...

Bem interessantes esses componentes da DevExpress.

Deixo também a sugestão de uso das APIs de visualização do Google, que podem ser utilizadas livremente em qualquer projeto.

Link:
http://code.google.com/intl/pt-BR/apis/visualization/documentation/gallery.html

Lembrando que as APIs de visualização do Google servem apenas para a exibição, não realizando qualquer tratamento nos dados brutos. O tratamento dos dados fica a cargo do próprio desenvolvedor.

Josenildo Almeida disse...

Caro Caique,

Não conhecia esta API. Achei interessante, porém ficou uma dúvida: pelo que vi e pude entender, estes gráficos são exibidos numa página do Google?

Abs,
Josenildo Almeida

Caique Dourado disse...

Não, é uma API em JavaScript, os gráficos são renderizados dentro de sua própria página.

Abraço!