[INVESTIMENTO] Microsoft investe em big data

Fonte: Decision

A Microsoft traz ao mercado brasileiro uma série de novidades para empresas de qualquer segmento e porte darem o primeiro passo para adotar uma solução de Big Data. Entre os lançamentos de hoje (23), estão o SQL Server 2014, novo Appliance Microsoft Analytics Platform, Azure SQL Database Premium, atualizações no Azure HDInsight e Preview Público do Microsoft Intelligent System Service.

São anúncios que consolidam o posicionamento da companhia, que busca oferecer uma abordagem completa para soluções de gerenciamento e análise de dados em aplicações de negócios que exijam desde altos volumes e velocidade de transações (OLTP), BI, Data Warehouse e Big Data. Neste último caso, permite a análise de qualquer tipo de dado, estruturado ou não, proveniente de qualquer fonte, corporativa ou pública, em qualquer lugar e por meio de qualquer plataforma.

Com a tecnologia In-memory nativa em sua mais nova versão, o SQL Server 2014 oferece um alto nível de desempenho para os aplicativos de banco de dados mais exigentes. Um dos elementos fundamentais impulsionadores desta inovação é a dramática queda nos preços de memória dos servidores que permite, além de ganhos com performance ao colocar tabelas de dados em memória RAM, economizar custos com a aquisição de novo hardware.

Além disso, o SQL Server facilita o trabalho em ambientes híbridos de TI, combinando tecnologia em infraestrutura física e em nuvem. Para esse último cenário, o grande destaque é o conjunto de ferramentas que simplificam a criação de backups na nuvem pública da Microsoft, o Microsoft Azure, principalmente para situações de Disaster Recovery.

E é no ambiente Microsoft Azure que surgem três das novidades para o portfólio Microsoft: o banco de dados Azure SQL Database Premium, com maior capacidade de armazenamento e disponibilidade, o Azure HDInsight, serviço que permite o processamento de dados não estruturados na Nuvem agora suporta Hadoop 2.2, e o MS Intelligent System Service que trará a possibilidade de analisar dados provenientes de máquinas e sensores conectados à internet (comumente chamado de “Internet das Coisas”).

Os anúncios ainda trazem duas soluções importantes para o trabalho em cenários de Big Data: o Microsoft Analytics Platform Solution, appliance para o processamento e a análise de grandes volumes de dados que traz embutido o mesmo HDInsight, permitindo o processamento de dados não estruturados com Hadoop. Esse appliance, um “Big Data in a box”, para Data Warehouse é uma evolução do Microsoft Parallel Data Warehouse, e traz uma solução pré-configurada que disponibiliza ainda mais agilidade para o processo de tomada de decisões de negócios em ambientes de TI mais complexos.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: