[APRENDIZADO] Como desenvolver um sistema de BI

Fonte: Baguete


Uma aplicação de BI é muito complexa, devendo ser investido um bom tempo em análise e levantamento de requisitos.
O primeiro passo é a especificação das fontes que serão origens de dados. Estes dados encontram-se em sistemas externos, como o ERP da empresa (SAP, Oracle, Microsiga, Cigam, etc), o e-commerce, o e-procurement, sistemas de B2B, planilhas Excel e outras fontes.
Definidas as fontes, deve-se especificar os processos de ETL (Extract, Transform, Load). Estes processos são responsáveis por:
1. Extrair todas as informações relevantes para a aplicação. . O sistema de extração deve contemplar funcionalidades que permitam conectar a estas fontes e tratar os diversos formatos de arquivos.
2. Transformar os dados. Realizar as transformações necessárias das origens de dados para permitir a gravação no banco de dados.
3. Carregar os dados. Persistir as informações no sistema de BI.
Outra etapa importante é a modelagem do Data Warehouse. Este processo contempla a especificação de vários estágios no banco de dados, cada um deles sendo uma "fotografia" dos dados a serem transformados. Normalmente de definem 3 ou 4 estágios para a modelagem do banco.
A modelagem do banco de dados de um sistema de BI segue um paradigma diferente. Normalmente os analistas que estão acostumados com o paradigma relacional de sistemas transacionais, que incluem a normalização do banco de dados, se sentem um pouco perdidos. Para modelar um Data Warehouse, deve-se definir as tabelas com redundância de dados, para facilitar a performance nas consultas e permitir o uso de ferramentas de criação de cubos. Além disto, a modelagem desta maneira facilita os processos de cargas de dados.
Normalmente, no estágio do banco especificado para visualização dos dados, opta-se pela criação de um modelo estrela, centrado em uma tabela-fato relacionada com as outras tabelas que representam as dimensões de visualização. Estes são os cubos, que permitem a visualização multidimensional dos dados.

Ferramentas


Outra questão importante é a escolha das ferramentas a serem utilizadas. Para a criação dos cubos, pode-se optar por um servidor OLAP (Online Analytical Processing) como o Hyperion, Cognos ou o Mondrian. Para o ETL, pode-se optar pelo JasperETL ou o ODI (Oracle Data Integrator). Outra ferramenta interessante que pode ser utilizada para a visualização dos dados e que costuma apresentar boa performance é o QlikView.
Business Intelligence contempla uma variedade de conhecimentos, técnicas e ferramentas, que torna inviável citar tudo aqui. Para uma visão geral, é importante destacar que é uma ferramenta complexa de desenvolver, que envolve muitas horas de trabalho e consequentemente um custo considerável. A vantagem que este investimento traz é ter informações sintetizadas da empresa para melhorar a qualidade da tomada de decisão.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

4 comentários:

Josenildo Almeida disse...

Parabéns Grimaldo pelo post bastante didático a cerca do desenvolvimento de um sistema de BI.

Renato Cunha disse...

Olá Grinaldo,

Sou pernambucano, com muito orgulho, mas moro no Canada desde 2007. Trabalho na area de IT Security, mas estou tentando gerar alguns relatorios usando o MS BI.

Tenho a seguinte situação:

1. um arquivo em excel que contem todos as contas de usuários da empresa;
2. Desse arquivo tenho que os usuários que nào servem pra nada e gerar relatorios individuais pra cada gerencia; 3. a fonte de dados eu posso transformar em SQL DB e a limpeza posso fazer sem problemas, mas como criar varios arquivos em XLS pra poder enviar pra cada gerente.

Se você puder me dar uma luz, vai me ajudar bastante.

Abraços,

Renato Cunha

BI COM VATAPÁ disse...

Caro Renato, obrigado pelo contato em nosso blog.
Olha, Independente da ferramenta de DW que você utilize, o relatório gerado obedecerá a informação de quebra que você determina, no seu caso gerência.

Agora pelo que eu entendi, você quer fazer cada aba de uma planilha Excel em uma quebra, ou seja, uma gerência.

Isso vai depender da ferramenta. No Sql Server, você envia uma relatório para uma planilha, mas acredito que a uebra em folhas não seja tão simples, pelo menos desconheço.
Agora acredito que uma macro resolva seu problema.

Vincius Oliveira disse...

Olá A todos, podemos ver que o blog do mestre Grimaldo a cada dia vêm sendo um ponto de discursão para os profissionais da área. na explicação não entendi ao certo a necessidade, mas levando em consideração o que Grim respondeu, caso queira gerar um relatório quebrando as informações por gerencia em abas no excel, e considerando que vc tenha uma estrutura de BI para isso (Dimensão com nivel Gerencial, Fatos etc.) vc poderá utilizar o report design da microsoft criando um relatorio e agrupando em um list, neste list vc agrupa por nivel gerencial e quebra por pagina, quando mandar exportar vc vai visualizar por abas no excel. caso o problema tenha sido entendido de uma forma incorreta, entre em contato pelo e-mail vraoliveira@gmail.com o mesmo e usado no gtalk.

Att,

Vinicius Oliveira