[FUTURO] Pesquisa aponta analista de dados como profissão promissora

Fonte: ITWEB

Segundo levantamento realizado pela Teradata University Network, os estudantes de TI acreditam que áreas de inteligência e análise de dados irão oferecer prósperas oportunidades de trabalho nos próximos anos. Em sua terceira edição, o estudo State of Business Intelligence, que também avalia expectativas de professores e empregadores desde 2009, verificou que dois terços dos alunos acreditam que há oportunidades de trabalho para eles nessa área.

Mais de 40% dos alunos veem como promissora a carreira de analista de negócios, nas quais os profissionais de TI têm grande envolvimento com análise de dados, e outros 40% pretendem usar seus conhecimentos de inteligência de negócios tanto nas áreas de marketing (22%) e finanças (20%). Além disso, a carreira de cientistas de dados é um caminho considerado por 15% dos analisados.

Já os professores acreditam que as lacunas existentes no ensino podem ser supridas com a ajuda do mercado corporativo,  fornecendo conhecimento e experiência com big data (45%); casos de sucesso adequados (31%); atualização com a prática (29%); suporte técnico e treinamento (29%); experiências realistas e significativas (26%) e o acesso ao softwares empresariais mais atualizados (26%).

Percepção dos empregadores

Do lado dos empregadores, um terço dos entrevistados identificam a falta de experiência com o maior desafio, seguido falta de conhecimento e habilidade com os negócios (26%). A importância das habilidades de comunicação foi ressaltada por 44% dos profissionais que participaram da pesquisa e 38% destacaram a necessidade do conhecimento sobre o negócio dentre as habilidades não técnicas imprescindíveis para os recém-formados se destacarem no mercado de trabalho.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

2 comentários:

William disse...

"Do lado dos empregadores, um terço dos entrevistados identificam a falta de experiência com o maior desafio, seguido falta de conhecimento e habilidade com os negócios (26%)."

Esses dois desafios me chamaram a atenção, visto que são comuns entre os jovens. Como o mercado, os empregadores contornam isso, quando o candidato tem um bom conhecimento técnico em banco de dados, mas tem pouca experiência e habilidade com negócios?

Anônimo disse...

Isso é o comum em todas as áreas William, não ha fórmula, no meu caso acredito no potencial e coloco na equipe, caso não haja rendimento, infelizmente é prover o candidato a cursos e melhorias, infelizmente é uma realidade em todas as áreas.