[ARTIGO] Dados Abertos: O Oásis da Informação



Fonte: BI NA PRÁTICA

Por Grimaldo Oliveira




Muito dos gestores, analistas de dados e curadores de dados, encaram a tarefa de trabalhar com os dados como corriqueira e essencial para suas atividades do dia a dia. Entretanto, nem todos os dados estão tão próximos ao nosso alcance quando precisamos criar insights que satisfaçam as nossas pesquisas para resolução de um problema, ou como se traduz no corriqueiro jargão, para se tomar uma decisão.

Acalentando aos mais ávidos por dados, o governo do Brasil em virtude da lei de acesso a Informação Pública (Lei 12.527/2011), sancionada em 18 de novembro de 2011, regulamenta o acesso a dados e informações governamentais, disponibilizando diariamente em seus diversos canais, dados nos seus mais variados formatos, sejam estes dados municipais, estaduais ou federais.

Destaco neste artigo, alguns sites e suas respectivas bases, podendo ser utilizadas e acopladas em ferramentas Data Discovery (Power BI, Oracle Data Visualization, Tableau, Qlik Sense, dentre outros) ou em ferramentas OLAP (OBIEE, Microstrategy, Cognos, dentre outros).
 1. Portal da Transparência

Estão disponíveis no Portal da Transparência informações sobre o Poder Executivo Federal.
  • Gastos diretos do Governo Federal (desde 2004 – exceto Cartão de Pagamentos – desde 2002)
  • Transferências de recursos a Estados e Municípios (desde 2004)
  • Convênios com pessoas físicas, jurídicas ou entes governamentais (desde 1996)
  • Previsão e arrecadação de receitas (desde 2009)
  • Servidores do Governo Federal


2. Portal Brasileiro de Dados Abertos

O portal de dados abertos disponibiliza todo e qualquer tipo de dado. São destaques no portal: dados da saúde suplementar, do sistema de transporte, de segurança pública, indicadores de educação, gastos governamentais, processo eleitoral, etc..


3. Dados Abertos Sobre Acidentes nas Estradas


Os dados são disponibilizados ano a ano pela Polícia Rodoviária Federal, separados por acidentes e infrações de trânsito por cada Município e Estado do Brasil, identificando as estradas federais (BR) e a quilometragem onde ocorreu o acidente.



4. Dados Gerais do IBGE

Os dados ligados ao IBGE são diversificados: empresas, dados pessoais, dados sobre dispositivos móveis, comércio e serviços, dentre outros.  O IBGE possui dados sobre toda a população brasileiro, inclusive dados dos censos dos últimos anos.

É notório que a riqueza dos dados disponibilizados pelas organizações governamentais ainda são pouco explorados pelas principais empresas e organizações no Brasil. Cabe a cada um de nós perceber que as melhorias nos serviços oferecidos pelos governo, podem ser direcionadas a partir da análise dos dados que estão diariamente transitando neste e outros sites institucionais. Vamos alinhar nossas estratégias de consumidores de dados internos trazendo os dados abetos para nossos dashboards gerenciais. 

Quem nunca necessitou alinhar um painel sobre vendas de suas empresas, com o poder aquisitivo das famílias medido pelo IDH dos municípios brasileiros, será que assertivamente ofereceríamos produtos por perfil das populações? Podemos buscar o IDH no censo do IBGE.

Os dados estão disponíveis, as oportunidades também.

 




 
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: