Facilitando o acesso a dados estratégicos do negócio, o BI da QlikView possibilitou a otimização de diversos processos gerenciais e de vendas, além de gerar economia.
A maior parte das empresas busca tecnologias que facilitem o acesso a dados estratégicos de seu negócio. Para a Cobra Rolamentos, fornecedora de rolamentos e peças automotivas para veículos, a solução para este desafio foi a compra do Business Intelligence (BI) QlikView, vendido e implementado no Brasil pela Nórdica Software. Além de gerar economia com manutenção de equipamentos e licenças SAP, a ferramenta possibilitou o acesso a informações de estoque e fluxo de vendas, agilizando processos como o cálculo de comissão de funcionários, e viabilizando a identificação de características próprias, como sazonalidade e regionalização.
Segundo Diogo Sturaro, gerente de TI da Cobra, o principal problema enfrentado pela empresa era o tempo gasto para gerar os relatórios, sobretudo devido à grande quantidade de informações disponibilizadas pelo ERP SAP e à alta demanda de solicitações dos níveis gerenciais. A companhia, que faturou US$ 150 milhões em 2010 e projeta um crescimento de 25% em 2011, atende hoje mais de 35 mil empresas varejistas.
“Antes da ferramenta nós precisávamos de duas pessoas que trabalhavam em tempo integral durante duas semanas apenas para extrair os dados e montar os relatórios. Agora, como a interface do QlikView é intuitiva, em uma hora os gestores montam os próprios relatórios com as informações de que necessitam. Isso, inclusive, diminuiu bastante a dependência desses executivos sobre a equipe de TI”, conta Sturaro.
Por meio do fácil acesso a dados estratégicos, a empresa conseguiu otimizar alguns processos fundamentais ao negócio, como a gestão da garantia das peças. “Antes, o acompanhamento de reparos e trocas era feito pelo ERP, que não fornecia detalhes. No QlikView, vemos onde a peça está, o estágio do reparo e a até a previsão de entrega. Com isso, conseguimos passar detalhes mais apurados para os clientes”, explica Sturaro.
Outro processo otimizado foi o pagamento da comissão dos vendedores, que era feito apenas no mês seguinte às vendas por conta do alto nível de detalhe exigido para o balanço. “Como os valores comissionados variam de acordo com a peça, demanda, promoções e estoque, o cálculo era bastante complexo e demorávamos até duas semanas para finalizá-lo. Hoje conseguimos pagar o bônus junto com o salário do próprio mês, pois sabemos os valores na hora”, diz o executivo.
Com o BI QlikView, a empresa também conseguiu diagnosticar a sazonalidade da venda de produtos de acordo com a região. “Soubemos, por exemplo, que em novembro, as vendas de alguns produtos aumentam nas grandes capitais. Por conta das férias, cresce o número de revisões e, com isso, trocas de peças são inevitáveis. Agora então eu consigo adequar o meu estoque já prevendo esta demanda, ou mesmo alguns períodos de baixa, tornando o processo de entrega mais eficiente”, explica Sturaro.
Escolha e implementação
Em 2007 a Cobra Rolamentos adquiriu as primeiras 10 licenças do QlikView após uma prova de conceito realizada com dados próprios. “Na época da decisão eu fiz esse teste com outras empresas, incluindo algumas muito bem conceituadas no mercado. Porém, enquanto as outras consultorias demoraram um mês para ainda não me dar o resultado esperado, o QlikView me deu todas as informações no dia, após meio período de trabalho. Depois dessa demonstração, nós fechamos o contrato na hora”, relembra o executivo.
Ele conta também que duas semanas após a compra do QlikView os primeiros aplicativos já estavam prontos, e após três semanas de uso os executivos envolvidos já acessavam os dados gerados pelo ERP além de outras informações complementares direto na ferramenta de BI. Além da rapidez na implantação e na adaptação, outra vantagem apontada pelo executivo é a facilidade de customização da ferramenta.
“A estrutura que o pessoal da Nórdica nos deixou possibilita que eu mesmo desenvolva outras aplicações, para outros setores. Com base na estrutura de comissão, por exemplo, eu consigo desenvolver a parte de controle do RH para os vendedores, pois é um processo muito fácil”, diz. Sturaro conta que, por conta disso, a Cobra já estuda disponibilizar o QlikView para seus próprios clientes, que poderão acessar uma área para saber quanto já foi comprado, de quais promoções estão participando, etc.
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