[ARTIGO] Como posso encontrar as informações que realmente são decisivas para o meu negócio?

Fonte:TIBahia.com

*Por Grimaldo Lopes de Oliveira

Quando pensamos que a saída para nossas decisões estão na nossa organização, parece que basta procurarmos o colaborador que a possua ou informação em nossos arquivos magnéticos e o problema está resolvido.

Entretanto, este é o grande dilema das modernas organizações do mundo, como encontrar dentre um turbilhão de dados que nos cerca hoje em dia (banco de dados, sites, vídeo, imagens) distribuído no ciberespaço conhecido como internet, aquela que nos interessa.

Uma forma rápida de resolver este dilema é através do processo de trabalho com os dados conhecido como Businnes Intelligence (BI), que busca alternativas no cruzamento de diversas informações, encontrando a “pepita de ouro” tão desejada.

Através de técnicas combinadas de qualidade dos dados, extração de informações e análise de dados, instituições utilizam o BI e promovem uma reestruturação dos seus processos, ajustando suas bases de dados as suas necessidades de decisões, geralmente um entendimento do nível estratégico ou ainda que melhorem o entendimento do nível operacional das empresas.

Hoje existe uma abrangência de ferramentas, que a depender das necessidades do cliente, permitem um custo acessível e de fácil implantação deste processo. Tempos atrás, produtos de BI estavam longe do alcance de quem buscava uma alternativa aos antigos relatórios extraídos dos sistemas operacionais das empresas, contudo com a entrada de chamados Open Source este cenário mudou, os grandes Players foram obrigados a diminuir as suas margens de lucro e viram uma importante fatia do mercado migrarem para o lado “negro da força”.

Hoje uma empresa que não consegue decidir em um curto espaço de tempo, na era da internet, não consegue crescer e produzir riqueza que permita a sua sobrevivência no mercado.

O BI destrava a relação “preciso de informação“ e “onde ela está”, através das suas conhecidas ferramentas AD-HOC (faça você mesmo a sua consulta/relatório), ou melhor, OLAP (On-line Analytical Processing) onde o gestor tem a liberdade de fazer suas próprias interações evitando a famosa fila de espera com os programadores e analistas de sistemas no atendimento das suas demandas.

Se você não conhece este processo, procure olhar no âmago de suas necessidades por informação, elas são fundamentais para que você entenda o que foi realizado no passado e estas serão fundamentais para que você avance no futuro? Então aja tomando as “rédeas” de sua instituição e estimule os seus negócios a galoparem a passos largos. Veja o BI como um grande holofote no seu túnel que demorará a se apagar.

*Grimaldo Lopes de Oliveira é Coordenador de Informações Estratégicas da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

1 comentários:

Hugo disse...

This is fantastic!