[ENTREVISTA] Entrevista com a ORACLE - PARTE-01

Caro, em comemoração ao nosso aniversário de 1 ano, é com grande satisfação que coloco em nosso blog a entrevista que fiz com Priscila Siqueira, Gerente Sênior de Consultoria de Vendas em EPM/BI da Oracle do Brasil, onde falamos de tudo que a ORACLE pensa sobre nossa área de BI, e perspectivas da empresa com o mercado. 


Satisfação este contato com a ORACLE em conceder entrevista ao nosso blog, isso mostra que estamos no caminho certo e que novidades virão por ai, curtam a primeira parte da entrevista.




ENTREVISTA


1)Quais são os projetos que a Oracle pretende atuar no Nordeste em especial a Bahia?
A Oracle tem uma larga experiência em prover soluções de TI para alavancar os negócios das empresas em nível mundial, incluindo projetos de BI. A Oracle apóia muitos projetos com a solução de BI junto ao governo e a iniciativa privada na Bahia e outras cidades do Nordeste.  Podemos afirmar que é um território extremamente importante para a nossa empresa.

2)Existe algum projeto em especial na capacitação de estudantes de computação e estatística nas ferramentas de BI e BA (Business Analytics) que a ORACLE pretende executar a curto prazo?
A Oracle tem uma área dedicada à formação de profissionais para o mercado de TI,  que conta com uma vasta programação de cursos com foco em Aplicativos, Tecnologia e Hardware. Na programação, existem custos dedicados a BI. Todos os detalhes sobre essa área e o curso podem ser encontrados no link -http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=3

3)Como a ORACLE vê o cenário das ferramentas Open Source para BI com indiferença ou pensa em agregá-las futuramente?
A Oracle é uma empresa que apóia o open source e tem a liderança neste mercado. Isso inclui as soluções de BI com apoio aos sistemas operacionais e base de dados abertas. Gostaria de reforçar que a Oracle oferece produtos completos, abertos e integrados que possibilitam a agilidade para os sistemas de TI das empresas, bem como a diminuição da complexidade da tecnologia para as empresas. A prova de que valorizamos a iniciativa, a Oracle possui página no Facebookhttp://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=186509031385014&id=357415403288#!/pages/Oracle-Brasil/357415403288 e Twitterhttp://twitter.com/#!/oracledobrasil com as informações da empresa.

4)Quais as novidades que vem por ai para as ferramentas de BI?
A inovação está no DNA da Oracle. Em nível mundial, a empresa investe aproximadamente US$ 4 milhões em pesquisa e desenvolvimento por ano. Sempre estamos aprimorando nossos produtos com melhorias vantajosas para as nossos clientes. Certamente, o BI Oracle está inserido nessa realidade. Até o momento, não podemos adiantar quais as novidades para o BI da Oracle. Assim que tivermos essa informação, compartilharemos com o BI com Vatapá. Aproveito para compartilhar um link com os detalhes do nosso portfólio de BI - http://www.oracle.com/us/solutions/ent-performance-bi/business-intelligence/index.html e newsletter sobre o assunto -http://www.oracle.com/us/corporate/newsletter/samples/business-intelligence-168837.html

5)A Bahia está prestes a inaugurar o seu parque tecnológico, a ORACLE pensa em investir nele? Caso afirmativo, quais serão os serviços ofertados?
Até o momento, não temos informação a este respeito, entretanto a Oracle Brasil reconhece a importância que a Bahia e toda a região nordeste do Brasil vem desempenhando no cenário de Tecnologia da Informação no País e temos conosco que esta importância tende a crescer com o desenvolvimento da economia.  


AGUARDE A SEGUNDA PARTE ....

Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br