[OPINIÃO] Web Analytics - Só números não bastam

Caro, excelente post de Paulo Gratão sobre o Web Analytics, ainda corroborado pelo meu aluno Leonardo Naresi que faz o curso de Modelagem de Dados em DW no site Aprenda Virtual. Leonardo você é o cara!!!, forte abraço a  todos.


O departamento de marketing digital da Coca Cola tinha um problema a resolver. Muitos números para mostrar, diversas visitações ao site, vários downloads e muito sucesso nas campanhas, mas as informações paravam por aí. Como saber de onde vinham esses números? Como estabelecer metas e criar estratégias?

A gerente de marketing digital da empresa, Adriana Knackfuss queria saber o que levava as pessoas ao site e o que elas faziam lá, por onde o internauta andou antes de chegar ao site, qual foi o banner que chamou mais atenção, se as páginas eram visualizadas integralmente etc. “Resumindo: precisávamos parar de falar internetês e usar a linguagem da companhia.”, simplifica Adriana.

Isso era um enigma até junho de 2008, quando o método inteligente de Web Analytics foi implantado na empresa pela Direct Performance, consultoria especializada em Business Intelligence e Web Analytics. Com esse recurso foi possível aplicar a eficiência necessária para fazer essa medição.

Hoje, Adriana tem maior controle e sabe como analisar o desempenho do site da Coca Cola. “Como output desse processo, temos uma série de relatórios semanais, mensais, gerenciais... Nos ajuda a compreender se cumprimos ou não o que pretendíamos e a elaborarmos planos de ação para novas empreitadas”, afirma a gerente de marketing digital da empresa.

Através da análise inteligente de dados a empresa pode medir quantos internautas visitaram suas páginas, qual link os levou até seu site, qual banner surtiu mais efeito... Segundo o sócio-diretor da Direct Performance, Leonardo Naressi, já é possível medir até quantas pessoas rolaram a barra de rolagens nas páginas. Essa funcionalidade, por exemplo, permitiu que a Direct orientasse alguns clientes a reduzir a página e aumentar a satisfação do cliente.

A participação humana ainda é essencial

Cada vez mais as funções que eram exercidas por seres humanos estão sendo direcionadas para a tecnologia. Naressi ressalta que na Direct Performance não é bem assim.”É verdade que muitas das coisas que fazemos hoje pela internet temos que informatizar. As ferramentas são grandes utilitárias, mas não abrimos mão da parte humana de pensar e analisar. Somos focados em fazer métricas e análises, mas o mais importante é ter pessoas usando inteligência em cima do número. Só o número não nos diz nada”.

Segundo Naressi muitos clientes têm solicitado a consultoria nos últimos anos e esse tem sido um dos maiores problemas, pois não é fácil encontrar profissionais especializados. “O maior problema é recrutar pessoas. Contratamos estatísticos, engenheiros civis e até psicólogos”, afirma.

Atualmente não existem muitas instituições que capacitem profissionais para essa área. Naressi acredita que em um ano o leque de opções possa ser mais extenso do que é hoje. “Ao longo desses três anos o mercado amadureceu. Comparado aos anos anteriores hoje está melhor, mas ainda não é o suficiente”, finaliza. 



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Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

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