[Série] Carreira BI- Série de reportagens - 2/3

Segunda reportagem : BI no seu negócio , curtam meus amigos.

Por Hugo Queiroz 


- BI no seu negócio: 



Em uma empresa BI muitas vezes é visto como a solução ideal de integrar o setor de marketing com o de vendas de uma mesma companhia. Esses setores geralmente são independentes, muitas vezes usam até plataformas de banco de dados distintas. Como BI é capaz de interligar banco de dados, acaba se tornando uma ótima solução independente da plataforma usada pelos setores da empresa. 

Deseja saber em tempo real qual o modelo e cor de sandálias que mais vendeu na lojinha da esquina, após a divulgação de determinada campanha publicitária, que foi ao ar por duas semanas no ano passado? BI resolve isso pra você, sendo esse apenas um exemplo. Apesar de esse ser apenas um exemplo simples com ele já é possível saber informações como: 

- Qual a campanha publicitária fez mais efeito. 

- Qual o produto que mais vendeu durante essa campanha. 

- Qual o tipo do público mais se interessou por determinado produto. 

- Quantidade de vendas pontual por localização. 

Apenas com esse simples exemplo um executivo é capaz de saber como melhor posicionar seus produtos, estoque por região, qual a melhor forma de divulgá-los, quais produtos tem maior chance de venda, expectativa de vendas por localização e como posicionar melhor seu estoque. O mesmo poderia ser feito com os dados do concorrente, para saber quais produtos estão sofrendo com as vendas, quais os melhores mercados e qual a melhor época para lançar um produto concorrente. 

É exatamente por isso que Business Intelligence tem se tornado ponto estratégico no crescimento de qualquer empresa, com o uso correto é capaz de diminuir os riscos e aumentar as chances de sucesso nas escolhas estratégicas. Vantagens inestimáveis em um mercado tão globalizado e competitivo quanto o atual. 

Mas talvez o mais importante para um executivo é saber que ele poderá obter qualquer informação que desejar a qualquer momento em qualquer lugar, seja em casa, no trabalho ou na rua usando seu celular. Não existe a necessidade de solicitar a criação de uma demanda para um time começar a fazer um levantamento de dados e preparar um relatório que poderá levar dias ou até semanas para ser concluído. Qualquer pessoa (que tenha permissão) poderá acessar essas informações real-time de forma completamente organizada, inclusive durante uma reunião estratégica com a diretoria. 
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: