[Série] Carreira BI- Série de reportagens - 1/3

Pessoal, começarei hoje a publicar uma série de informações enviadas pelo leitor Daniel Nery,  que enviou um e-mail para mim sobre a área de BI e seu mercado de trabalho, vale muito a pena acompanhar os post´s, pois irá direcioná-lo ao mercado de trabalho.

Hoje iremos iniciar falando de: O que é Business  Intelligence e seus desafios, curta e aproveite.


Por Hugo Queiroz 


10 de Abril de 2010



Recentemente tenho a oportunidade de trabalhar em uma área até então relativamente nova para mim que, apesar de estar bastante relacionada a banco de dados (carreira em que sigo) têm objetivos e focos completamente diferentes. Estou falando de BI, ou melhor, Business Intelligence, um ramo que apesar de existir a cerca de 30 anos só veio a ter seu devido reconhecimento por volta do ano 2000, com o boom da internet. Mas hoje em dia nenhuma grande empresa consegue sobreviver sem um sistema de BI eficaz, o que gera uma acirrada busca pelos poucos profissionais com conhecimento e experiência na área. 



Então estou escrevendo essa coluna para você, que gosta de banco de dados ou é analista de sistemas que deseja conhecer mais o tema ou simplesmente gostaria de dar uma guinada na sua carreira buscando algo relativamente novo, desafiador e bem remunerado. 




- Desafio: 



O maior desafio dessa área é exatamente sua ainda imaturidade no Brasil, a falta de bons materiais e cursos para ensinar seus fundamentos mais básicos em território nacional, muito material disponível na internet é confuso ou simplesmente tenta passar uma complexidade maior do que a já existente. E os materiais de melhor qualidade e realmente competentes já são focados a tecnologias proprietárias e não voltados para princípios. 

Com isso muitos profissionais que desejam iniciar essa carreira ou apenas se informar acabam reféns das informações contraditórias e muitas vezes imprecisas da internet o que pode desestimular ou simplesmente criar falsas expectativas ao futuro profissional. 




- O que é Business Intelligence (BI): 



Portanto antes de qualquer coisa precisamos primeiro entender o que realmente é Business Intelligence. Se procurarmos na internet acharemos respostas como: 




"Normally describes the result of in-depth analysis of detailed business data. Includes database and application technologies, as well as analysis practices. Business intelligence is technically much broader, potentially encompassing knowledge management, enterprise resource planning, and data mining, among other practices. ... " 



Ao ler um texto como esse você terminará com mais dúvidas do que antes. É bem capaz de ficar frustrado ou até duvidar do seu nível de inglês pelo fato de simplesmente não conseguir entender e achar difícil demais. 

Mas então o que seria Business Intelligence? 

De forma geral é um método de deixar seus negócios mais inteligentes. Mas essa definição ainda pode ser confusa, afinal o que seria um negócio inteligente? Seria um negócio capaz de resolver problemas complexos? Um mecanismo capaz de pensar por si só? Algum computador capaz de inventar tecnologias novas? 

Nada disso, para o mundo corporativo inteligência nada mais é do que ser capaz de tomar a decisão certa. E por uma série de fatores uma decisão nunca será tomada por um computador, e sim por um ser humano. Então o que é necessário para tomarmos uma decisão correta? A não ser que você seja um místico ou acredite puramente na sorte/destino podemos dizer que uma decisão correta é baseada em uma série de fatores como: conhecimento do assunto, do produto, do mercado, do concorrente, empatia, informação, instinto e estratégia. 

Mas se pudéssemos pegar e unir todos os fatores citados acima em um único elemento, ele provavelmente seria Previsibilidade. Para tomar a decisão correta basta apenas ser capaz de prever o que ela resultará, qual será seu impacto. Todo o resto não passa de uma tentativa de adivinhar o que acontecerá. Então podemos dizer que BI nada mais é do que um conjunto de ferramentas e conceitos voltados exclusivamente para melhorar a tomada de decisão, fazendo uso em grande parte da previsibilidade. É a capacidade de fornecer ao gestor uma visão do impacto de sua escolha através de informações previamente coletadas. Em outras palavras, ser capaz de responder boa parte das dúvidas de forma a auxiliar a decisão final guiando-a para um resultado positivo. 

No cotidiano estamos costumados a aplicar os conceitos de BI de diversas formas. Imagine que você queria adquirir um carro novo, seu carro automóvel será escolhido na base da razão e não aparência ou gosto pessoal. Então você começa pesquisar dados como: consumo, preço da manutenção, desvalorização, melhor época de compra, preço do seguro, desempenho, custo final e taxa de juros. Após levantar os dados você reúne tudo de forma organizada e legível para auxiliar sua decisão final e se você se basear apenas nessas informações estará inevitavelmente fazendo um ótimo negócio. BI é exatamente isso, um conjunto de ferramentas que unidas te fornecerá os dados para diminuir os riscos de uma má escolha. 

Como já deve ser óbvio para a maioria, para você conseguir tirar proveito de BI você precisará de uma imensa quantidade de dados, principalmente dados históricos de anos ou até décadas atrás. Afinal é baseado em informações passadas que você poderá ter uma previsão das suas escolhas. Porém para dados serem mais que apenas números aleatórios e se tornarem conhecimento é necessário organização. 

Então podemos dizer que BI está fortemente ligado a banco de dados, é um nicho da área, uma subdivisão. Tanto que todas as certificações e materiais de estudo do assunto requer um sólido conhecimento de banco de dados relacional. Entre os profissionais do ramo antigos DBAs ou analistas de modelos de dados são maioria. E as principais empresas do setor também são as donas das principais tecnologias relacionadas a banco de dados, portanto veremos veteranos como Hyperion (hoje pertencente a Oracle), Microsoft, IBM, SAS e SAP. 

Como estávamos falando de uma grande quantidade de informações extremamente valiosas antes de podermos utilizar BI precisamos usar uma série de outras tecnologias de apoio como data warehouse, data mining e data mart. A função dessas tecnologias é criar um ambiente robusto e organizado onde as técnicas e ferramentas de BI possam ser aplicadas, apenas isso. Por falta de clareza geralmente essas tecnologias erroneamente são usadas para ajudar definir o significado de BI, causando assim grande confusão aos interessados na área. 
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: