[FAÇA] 3 passos para transformar dados em resultados



Fonte: CIO



Mais do que ter informações, empresas precisam saber lidar com elas. O tratamento e aproveitamento dos dados é, com certeza, mais relevante para a geração de resultados do que o simples armazenamento dos materiais.
Resumindo, dados abundantes nem sempre são garantia de boa gestão. Dados bem analisados, sim.
Assim, a melhor estratégia é sempre manter o foco no que é primordial ao negócio, e adequar as grandes quantidades de dados trazidas de todas as fontes para afunilar, azeitar e potencializar estratégias de marketing, gerenciamento de pessoal, vendas etc.
Neste alinhamento, ganham espaço tecnologias voltadas a análise de dados - Business Intelligence e Business Analytics, principalmente.
E para alcançar excelência nesta estratégia, cabem algumas dicas:

Diferencie relatório de análise

Relatórios não são análises – ao menos, não sempre. Utilizar um BI ou BA levando em conta somente os números, estatísticas e reportes obtidos é, portanto, uma ação de subutilização do potencial destas tecnologias.
É fundamental frisar que tais soluções devem entregar aos gestores, mais do que dados puros, poder de análise. É isso o que irá gerar os insights necessários para determinar ações efetivas.

Tenha uma base inteligente

Sistemas de Business Intelligence/Analytics são aptos a captar informações de fontes diversificadas. E por que isso é bom? Porque resulta em uma base de dados integrada, tornando mais eficiente a busca e análise dos conteúdos.
Isso se traduz em maior poder analítico para todos os setores corporativos e em uma gestão mais embasada, com maior entendimento do todo e de cada parte, gerando assertividade na tomada de decisões.

Saiba usar

Seja qual for a tecnologia, a grande chave para obter melhores resultados é saber usar. Com o BI, não é diferente. É preciso capacitar os profissionais que utilizarão a solução, a fim de obter o melhor em termos de análises e aplicações à estratégia de negócio.
E é bom lembrar que isso não se restringe aos gestores: a tecnologia de inteligência de dados deve ser tratada em um âmbito mais amplo, empoderando usuários de todos os setores a partir da análise de informações e cenários para que colaborem na estipulação das melhores ações.
*Douglas Scheibler é CEO da BIMachine

 

Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: