[LIVROS] Livros em dados - indicações - fevereiro 2024

 




E vamos fechando o mês de fevereiro com a resenha de mais dois livros da área de dados. Olha, são livros incríveis e que abriram e muito minha mente.


"Small Data" é uma obra do renomado especialista em dados, Martin Lindstrom, que se propõe a transformar a forma como percebemos a análise de dados. Diferentemente da ênfase em grandes conjuntos de dados, Lindstrom argumenta que pistas aparentemente pequenas podem desvendar tendências significativas. Este livro é destinado a profissionais de análise de dados, empresários e qualquer pessoa interessada em entender como pequenas nuances podem conduzir a insights poderosos, promovendo uma abordagem mais focada e contextualizada na interpretação de dados.


CLIQUE ABAIXO PARA CONHECER O LIVRO:


Small data: Como Poucas Pistas Indicam Grandes Tendências

Pontos Positivos:


  • Abordagem Prática: O livro oferece uma abordagem prática e tangível para a análise de dados, destacando a importância de pequenas pistas na identificação de tendências significativas.


  • Exemplos Convincentes: Utiliza exemplos envolventes para ilustrar como pequenos conjuntos de dados podem revelar insights profundos, tornando o conteúdo acessível mesmo para aqueles sem expertise técnica.


  • Ênfase na Qualidade sobre Quantidade: Destaca a qualidade dos dados sobre a quantidade, enfatizando a necessidade de compreender profundamente o contexto em torno dos dados coletados.


Pontos Negativos:


  • Foco Limitado: Alguns críticos podem argumentar que o livro se concentra demais em casos específicos, o que poderia restringir sua aplicabilidade em diferentes contextos.


  • Pode ser Técnico para Leitores Leigos: Alguns leitores sem conhecimento prévio em análise de dados podem achar certos conceitos técnicos desafiadores.


"A Estratégia do Oceano Azul," escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgne, oferece uma nova perspectiva no campo da estratégia empresarial. Destinado a líderes corporativos, empreendedores e estudantes de administração e tecnologia, o livro propõe a ideia de criar "oceanos azuis" inexplorados, em vez de competir em mercados saturados e disputados. A obra fornece insights práticos e estudos de caso para inspirar inovação e mudança estratégica. Seu público-alvo abrange desde profissionais experientes em negócios até aqueles que estão iniciando no mundo empreendedor.


CLIQUE ABAIXO PARA CONHCER O LIVRO:


A Estratégia do Oceano Azul


Pontos Positivos:


  • Inovação Estratégica: Oferece uma perspectiva única sobre estratégias de negócios, incentivando a inovação ao buscar "o oceano azul" inexplorado em vez de competir em mercados saturados.


  • Estudo de Casos Bem Selecionados: Os estudos de caso apresentados são variados e convincentes, ilustrando eficazmente a aplicação dos princípios propostos.


  • Aplicabilidade Universal: Os conceitos podem ser aplicados em diversos setores e organizações, tornando o livro valioso para líderes empresariais e empreendedores.


Pontos Negativos:


  • Complexidade na Implementação: Alguns críticos apontam que a implementação prática dos conceitos pode ser complexa e desafiadora, especialmente para empresas estabelecidas.


  • Ausência de Detalhes Operacionais: Alguns leitores podem desejar mais detalhes sobre a implementação prática das estratégias propostas.


Ambos os livros oferecem perspectivas valiosas em suas respectivas áreas. "Small Data" destaca a importância de pistas sutis na análise de dados, enquanto "A Estratégia do Oceano Azul" proporciona insights inovadores para a estratégia empresarial. Para aqueles interessados em potencializar dados de forma mais granular ou revitalizar estratégias de negócios, a leitura destes livros é altamente recomendada. Convido os leitores a explorar essas obras e aprofundar-se nessas fascinantes dimensões de dados e estratégias empresariais.


Caso deseje conhecer mais livros da área de dados, fiz uma seleção com os principias, espero que goste, basta clicar no link abaixo:


<Clique aqui para conhecer TODOS os livros selecionados>

Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: