[PERSISTA] COMO CONSIGO UMA OPORTUNIDADE NA ÁREA DE BUSINESS INTELLIGENCE




Trabalho com treinamento na área de Business Intelligence(BI) desde 2004, muitos alunos já passaram pelos meus cursos para tentar mudar o seu caminho profissional. Percebo durante estes anos que há uma grande dificuldade para ser inserido no mercado, já que as empresas buscam experiência neles. É a venha máxima.
"tenho conhecimento, mas não experiência, então preciso ter experiência para ter acesso a vaga", mas como sair desta inércia?
Pensei em algumas alternativas que podem ajudar o profissional da área de BI a consegui o seu emprego.
  1. Tenha conhecimento nas áreas: levantamento de requisitos, modelagem de dados, governança de dados, qualidade de dados, extração de dados, criação de dashboards e pós-implantação. Focar apenas em ferramentas é um erro, pois as mesmas mudam com o passar dos anos. Faço uma analogia com um engenheiro: saiba como se constrói uma casa para fazê-la do seu jeito e não simplesmente comprar uma para morar e ajustá-la, pois os seus problemas podem ser muitos que podem levá-lo a reconstrução do imóvel, ou seja, o custo será dobrado.
  2. Procure uma organização, geralmente do terceiro setor (ongs, empresas filantrópicas, etc) para colocar o aprendizado em prática, tudo sem custo, para que você possa ter experiência e que isso possa aparecer como um trabalho realizado no seu curriculum.
  3. Após passar pela experiência das empresas do terceiro setor, é hora de buscar micro e pequenas empresas que aceitem seu serviço, já que você tem teoria e prática juntos, como: condomínios, farmácias, delicatessen, empresas de contabilidades, etc.
  4. Com o portfólio formado por organizações sociais e privadas, você pode ousar e encaminhar suas referências para as grandes empresas, de uma certa forma, elas irão ver você agora com outros olhos.

O que complementaria neste percurso.
  • Havendo tempo, faça uma boa especialização na área, isso ajuda a fazer network e a produzir trabalhos profissionais com outros colegas que geralmente são de empresas que estão em busca de alguém como você. A troca de conhecimento pode levá-lo a novos caminhos.
  • Busque participar de encontros, simpósios e congressos para que todos saibam quem é você e quais são os seus interesses.
  • Continue participando da sua rede e expanda seus contatos: Linkedin, Fóruns de ferramentas no qual você apoie na resolução de problemas diversos, são importantes para que fique conhecido.
O mercado na área de Dados em geral está carente, em busca de pessoas que tenham ânimo, sejam extremamente pró-ativas, que gostem de trabalhar com dados. Saiba que para crescer é necessário abdicar de uma profissão anterior ou investir em si mesmo, até uma redução momentânea de salário pode aparecer neste caminho, mas fique consciente, é para que você possa almejar algo maior. NÃO DESISTA!
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Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

2 comentários:

Hildebrando Pedro disse...

Professor, muito obrigado pelas dicas foram de grande valor mas fiquei com uma dúvida, que em alguns casos mesmo em trabalhos filantrópicos existe a barreira de fornecer dados sensíveis a pessoas sem experiência, nesse caso optamos por analisar problemas que não envolvam dados sensíveis ? , e com isso o trabalho teria peso suficiente para um porrifólio ?

BI COM VATAPÁ disse...

Olá Hildebrando, exatamente. A ideia é que você mostre seu trabalho de forma inicial de forma a criar uma marca.