[JUNÇÃO] Análise de Dados e Ciência de Dados


 

Análise e Ciência de Dados: quando o hoje encontra o amanhã


Cada vez mais vemos a aproximação — e em muitos casos, a união — entre os times de análise de dados e ciência de dados nas organizações.

Enquanto a análise de dados garante clareza sobre o que está acontecendo no negócio, traduzindo números em decisões ágeis, a ciência de dados projeta o futuro, aplicando modelos preditivos e algoritmos para antecipar comportamentos, otimizar processos e descobrir padrões ocultos.


Quando essas duas frentes trabalham de forma integrada, ganhamos velocidade, profundidade e impacto. A análise ajuda a preparar o terreno; a ciência faz florescer o que ainda não vemos. Juntas, elas potencializam a jornada dos dados em direção à estratégia, entregando mais valor ao negócio.


Mais do que departamentos separados, estamos falando de uma visão complementar, onde o domínio técnico encontra o pensamento crítico e a criatividade. É nessa convergência que surgem as melhores soluções.


O futuro dos dados é colaborativo, integrado e cada vez mais inteligente.


O que achou? Você já pensou nisso?

Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: