[INVESTIMENTO] Secretaria da Fazenda do DF investe R$ 1,75 milhão em Business Intelligence da Qlik



Fonte: Surgiu



 

Buscar e administrar os recursos financeiros, formular e implementar políticas que garantam a justiça fiscal, equilibrar as contas públicas e desenvolver ações governamentais em benefício da sociedade brasiliense são algumas das responsabilidades da Secretaria de Estado de Fazenda do Distrito Federal (SEF-DF). Com essa missão, imagine o fluxo e a complexidade de dados para que o órgão atue assertivamente. São muitos e é fundamental que o processo de extração, organização e cruzamento das informações estratégicas sejam ágeis e eficientes. E é para suprir essa necessidade que foram investidos R$ 1,75 milhão em serviços da Inteligência de Negócios (IN), máster reseller da líder em Data DiscoveryQlik no Brasil.

De acordo com o subsecretário de TI da SEF, Nélio Lacerda Wanderlei, a ferramenta de Data Discovery, QlikView, isentou a sua subsecretaria não só de uma alta carga de trabalho para produção de relatórios, como também do descrédito gerado em outras áreas, devido a demora ou não atendimento de suas demandas. Isso porque, anteriormente, o gerenciamento de dados estratégicos – análise, cruzamento e organização, era realizado por meio de aplicações desenvolvidas de acordo com a necessidade do momento. No entanto, por conta das dificuldades inerentes ao ciclo tradicional da produção de software, aliada às constantes demandas de alterações de relatórios, ocasionavam atrasos recorrentes na produção dessas informações gerenciais para os diversos setores estratégicos da SEF e do Governo. Além dessas restrições no que se refere aos relatórios gerenciais, a dimensão das bases de dados produzidas pelo atual estágio da administração tributária (Nota Fiscal eletrônica, Livro Fiscal Eletrônico, entre outros) geram desafios ao cruzamento e tratamento desses dados que não vinham sendo atendidos pelas soluções tradicionais.

A parceria com a IN foi iniciada em 2012 resultando na aquisição de 180 licenças de uso e 03 licenças para equipamentos de servidores, treinamento de equipe e serviço de suporte, o qual é mantido até o momento. Por meio do painel interativo proporcionado pelo QlikView são gerados relatórios estratégicos disponíveis no momento em que for necessário, sendo estes personalizados e confidenciais para cada área específica, sem a necessidade de passar pelo ciclo tradicional de desenvolviemnto de software. Na maioria das vezes os painéis do QlikView são produzidos pelos próprios usuários das diversas áreas negociais da SEF, com baixo envolvimento da equipe tradicional de TI. No projeto inicial da SEF foram desenvolvidos 34 painéis, disponíveis na web, com dados do órgão como arrecadação agregada e individualizada do estado, tributos a serem pagos e recebidos, gastos públicos, orçamentos, dívidas ativas, entre outros.

“A melhoria do controle dos gastos públicos, com os dados e gráficos comparativos do BI, assim como o avanço no tratamento de Big Data como insumo à fiscalização tributária, foram de extrema importância para a atual gestão da Secretaria e do GDF. Se soubéssemos que a ferramenta QlikView proporcionaria tantos benefícios para a SEFAZ teríamos firmado a parceria com IN anteriormente. Tivemos que passar por muitas provações até chegarmos um modelo de trabalho que realmente atendesse a nossa necessidade, mas agora a TI da SEF pode se dedicar a outros assuntos estruturais sem se preocupar com a produção de relatórios. Por fim, afirmo que o tempo gasto para a produção de informações estratégicas com a utilização do QlikView diminuiu drasticamente” ressaltou Lacerda.

Providas de informações atualizadas e assertivas para a tomada de decisões e desenvolvimento de planejamentos, foram beneficiados os seguintes setores governamentais distritais: Subsecretaria da Receita, Secretaria de Planejamento e Gestão, Subsecretaria do Tesouro, Controladoria do DF, Gabinete do Governador, Ministério Público, Tribunal de Contas, Vara de execuções do Tribunal de Justiça e ainda há a pretensão de que o projeto se estenda à Procuradoria Geral do DF. Quatro turnos de treinamento foram ministrados pela IN, em 2012, a 23 desenvolvedores, 34 usuários finais, 33 servidores com perfil avançado da Secretaria, em 02 meses, para que servidores públicos pudessem gerenciar a ferramenta.

Essa sensação do executivo Lacerda, de que deveria ter buscado a solução de Data Discovery há muito tempo, é corriqueira no nosso segmento. “As empresas inicialmente resistentes ou desacreditadas dessa tecnologia, sempre acabam surpresas com os benefícios conquistados não só em processos como nos negócios em si.  Nosso objetivo é nos tornarmos parceiros e consultores dos nossos clientes e não apenas comercializadores de Business Intelligence”, afirma Roberto Guerra, sócio-diretor na IN.

Sobre a Inteligência de Negócios

Com matriz localizada em São Paulo, a Inteligência de Negócios (IN) atende a todo o país de forma homogênea, atuando em projetos de Business Intelligence e Data Discovery em organizações de diversos segmentos e portes. A empresa atua no Brasil desde 2004 e conta com filiais em Porto Alegre, Recife, Salvador e Brasília. Como Master Reseller da Qlik no Brasil a IN mantém sua equipe permanentemente treinada. Atualmente, a IN possui mais de 500 clientes e conta quatro pilares de ofertas: plataforma Qlik, consultoria e serviços Qlik, Academia IN e Gestão de BI e BD.

Sobre a Qlik

A Qlik é líder em visual analytics. Seu portfólio de produtos atende às crescentes necessidades dos clientes a partir de relatórios e análises de dados self-service, bem como análises guiadas e personalizadas. Cerca de 36 mil clientes confiam nas soluções Qlik para dar significado às informações de diversas fontes e explorar as relações entre os dados que geram boas ideias. Com sede em Radnor, Pensilvânia, a Qlik possui escritórios em todo o mundo e conta com mais de 1700 parceiros em mais de 100 países.


APROVEITE E CONHEÇA O CURSO DE DATA DISCOVERY DA QLIK . O QLIK SENSE É VOLTADO 100% PARA GESTORES. 

ESTE CURSO ESTÁ DISPONÍVEL NO APRENDA VIRTUAL: 100% EAD, 100% PRÁTICO.


Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: