[COMPARATIVO] Ferramentas de BI - Uma Análise Macro


Fonte: Linha de Código

por Patricia Sodré


Muitas pessoas têm me questionado sobre qual a ferramenta mais adequada ou recomendada. Bem, como cada projeto tem sua particularidade quanto a budget, tamanho e recursos, vou tentar mostrar as ferramentas em uma visão macro e falar um pouquinho do que eu conheço sobre elas.

O monopólio chegou também para o BI, a Oracle comprou a Hyperion que já tinha comprado a Brio, a SAP comprou a Business Object que por sua vez já havia comprado a Crystal Reports, a IBM comprou a Ascential que é o fabricante do DataStage, a Cognos comprou a Celequest e a Applix só esse ano... ufa! Tendo em vista todo esse cenário em parte ganhamos com a integração e em parte perdemos com o preço, vamos classificar os projetos em pequeno, médio e grande porte para avaliarmos, superficialmente, qual ferramenta melhor nos atenderia.

Projetos de pequeno porte

Entende-se também projetos de pequeno budget. Projetos onde precisamos apenas de um datamart, a extração de dados limitada a apenas um sistema, quantidade de usuários limitados.
Para projetos desse porte podemos levar em conta as ferramentas de BI oferecidas pelos fabricantes dos nossos bancos de dados. Se sua empresa já tem SQL Server 2005 é uma ótima oportunidade para utilizar a suíte de BI oferecida pela Microsoft. A ferramenta é ótima também para grandes projetos e tem um custo/benefício profissional muito bom no mercado e além de tudo vem com o Integration Services que é uma ferramenta de ETL bem completa.

Projetos de médio porte

Se seu projeto não envolve integração de BI com BSC ou mesmo com planejamento estratégico, vale à pena cotar ferramentas com foco em Business Intelligence ou também verificar se seu fabricante de ERP se ele oferece alguma ferramenta de BI, por exemplo, o BW é um módulo da SAP para BI.
A vantagem de se ter uma ferramenta desenvolvida pelo mesmo fabricante de ERP que você utiliza é que você não vai ter muito trabalho para extrair os dados, já que as tabelas são todas normatizadas, mas lembre-se sempre de construir um DW, extrair dados direto de seu banco transacional é uma péssima idéia.

Projetos de grande porte

Falando dos grandes vamos citar os grandes: Cognos, Microstrategy, Hyperion e Business Object. Todos têm características e preços semelhantes (dependendo dos recursos e da quantidade de usuários) vamos falar de suas diferenças:

Integração: é o diferencial da Cognos e da Hyperion. Ambas tem ferramentas para planejamento, balance scorecard e BI integradas em uma única plataforma Web.

Facilidade de uso: As ferramentas da BO são as mais simples que eu já conheci, em termos de facilidade de desenvolvimento.

Agilidade: Rápida geração de cubos e visualização foi o que percebi ao testar a versão 8 das 
ferramentas Microstrategy. Sem contar que a ferramenta tem um driver nativo para o Sybase, o que facilita a vida de quem já utiliza o mesmo.

Lembrando que essa foi uma análise macro das ferramentas, muitas outras coisas devem ser levadas em consideração na hora da escolha.
Espero ter ajudado os profissionais a ajudarem suas empresas.


Patricia Sodré - Gerente de Projetos de BI
Analista de sistemas pela Universidade Estácio de Sá
Pós Graduada em BI pela FGV


Read more: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/1543/ferramentas-de-bi-uma-analise-macro.aspx#ixzz3aDDT9Z8q

Read more: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/1543/ferramentas-de-bi-uma-analise-macro.aspx#ixzz3aDClU7YC
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: