[CRESCIMENTO] Gartner aponta 7% de crescimento em business intelligence

Fonte: Incorporativa Pautas

Os softwares de business intelligence (BI) devem ter sua comercialização ampliada em 7% se comparada a 2012, chegando a casa dos US$ 13,8 bi, de acordo com projeção do Instituto de Pesquisas Gartner. Para 2016 a estimativa é de que o mercado mundial movimente US$ 17,1 bi. O Instituto aponta ainda que a análise de grande quantidade de dados (big data) será fator-chave para o próximo ciclo econômico. Para Moacir Pogorelsky, presidente da SADIG, no entanto, há oportunidades nas pequenas e médias empresas (Small and Medium Business - SMB). “Em nossos clientes de maior porte temos desenvolvido muitos projetos envolvendo a análise de grandes quantidades de dados. Porém, na maioria das empresas do SMB, mercado onde nós atuamos, o BI tradicional ainda é uma novidade e ainda temos muito trabalho, desta natureza, pela frente’, diz Pogorelsky.

Diversificação do mercado

A demanda por BI e business analytics (BA) cresceu a ponto de se tornar o quarto maior segmento de aplicativos, mas ainda há muito espaço não atendido. O sistema que é amplamente utilizado pelas grandes corporações de setores tradicionais como vendas e finanças, não tem o mesmo aproveitamento entre as médias empresas. O instituto apontou ainda a tendência de dados como serviço como responsável pelo aumento do mercado de BI. Atualmente as organizações buscam pela assinatura de dados focados em nichos específicos.




Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: