[MOBILIDADE] Indústria farmacêutica inova processos com BI na mobilidade

Fonte:ComputerWorld

Em busca de diferencial competitivo, a EMS, companhia do segmento farmacêutico, optou pela adoção de Business Intelligence (BI) móvel, acessado por meio de iPads e iPhones. Para, Walter Roberto Alves, gerente de Sistemas de Informação da empresa, foi o melhor caminho para conquistar agilidade e assertividade na tomada de decisão.

A companhia utiliza, desde 2009, uma plataforma de BI da MicroStrategy que chegou para substituir os relatórios manuais e as soluções legadas que, segundo Alves, tinham funcionalidades limitadas. 

“A partir daí, foi possível ter acesso a análises e informações dos negócios e contar ainda com demonstrativos de resultados da empresa e a consolidação de um data warehouse (armazém de dados) corporativo”, explica. 

Ele completa dizendo que o BI é utilizado como fonte única de informação, em que os usuários de áreas como Controladoria, Custos, Finanças, Compras, Logística, Manufatura, Recursos Humanos, Comercial e TI podem extrair relatórios e efetuar análises.

No entanto, com o aumento da necessidade de mobilidade por parte dos executivos, acostumados a participar de reuniões externas, foi identificada a necessidade de criar uma estratégia capaz de suprir a demanda de levar informações vitais onde quer que eles estivessem. “Até então, estávamos limitados a portais web para a publicação dos indicadores. Assim, era preciso conectividade com redes sem fio ou 3G”, pontua. 

Em paralelo a esse quadro, a consumerização [fenômeno em que a incorporação de novas tecnologias ao ambiente de trabalho é realizada pelos usuários] chegou aos poucos à EMS. “Os profissionais traziam para a empresa seus próprios dispositivos. Foi aí que enxergamos a oportunidade de aliar o BI ao sonho de consumo deles, os tablets e os celulares, já que esses tipos de aparelhos possuem recursos de usabilidade avançada e ótima qualidade gráfica”, lembra Alves.

Segundo o executivo, essa combinação de fatores resultou na adoção da plataforma de BI móvel da MicroStrategy [lançada no final de 2010] e ainda na aquisição de cerca de 80 iPads [do primeiro modelo da Apple] e iPhones. Eles são utilizados pelos diretores, vice-presidentes, além de membros do conselho. “Agora, eles conseguem analisar a demonstração de resultados por divisão de negócios, a evolução de vendas e a apresentação de outros indicadores econômicos e financeiros, como faturamento, impostos, descontos, fretes etc a partir do aparelho”, detalha Alves.

Outro aspecto positivo é que hoje esses executivos podem, prossegue, visualizar as informações em tempo real, sem estar conectados à rede. “A aplicação permite a orquestração dos dados. Com isso, o usuário pode acessar o conteúdo mesmo off-line e navegar pelo BI como se estivesse acessando a ferramenta por meio do desktop da empresa. Isso facilitou muito o trabalho, possibilitando flexibilidade e agilidade”, diz.

Como benefício, agora os dados são mais confiáveis, já que há um único local de acesso. “Isso é vital para nós, que lidamos com números o tempo todo para nos ajudar na definição das estratégias da companhia”, assinala Alves.

Um dos próximos passos é inserir na solução painéis de gestão das áreas comerciais e indicadores de eficiência e produtividade da manufatura, ambos em fase de implementação. O objetivo é expandir o poder do aplicativo, transformando-o em um poderoso painel de visualização.

Faz parte dos planos ainda utilizar a tecnologia para efetuar análises mais elaboradas. “Queremos conhecer as tendências e nos aprofundar nelas. Também pretendemos simular diferentes cenários para os planejamentos econômico e industrial”, afirma.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

1 comentários:

Josenildo Almeida disse...

Profecia de Barbieri se concretizando...