[CURSO] Data Mining na FIA

Fonte:Maxpressnet

Caro leitor, aproveite a oportunidade de realizar um curso de Data Mining ou Mineração de Dados, veja o curso abaixo:


Para suprir a necessidade de profissionais com conhecimento nesta área, FIA abre inscrições 
para o curso de Data mining, análise de dados ou inteligência empresarial, como pode ser chamado, é a extração e compreensão de grande quantidade de dados para a tomada de decisão. Profissionais com esta competência são extremamente requisitados no mercado atualmente e, para suprir a crescente demanda, diversos cursos de Administração de muitos países estão investindo na qualificação de seus alunos para este tipo de atividade.

Estudo divulgado este ano pela McKinsey & Co. aponta que os Estados Unidos enfrentarão, até 2018, uma escassez de 1,5 milhão de gerentes que saibam usar os dados para orientar as decisões empresariais. Se antecipando a esta necessidade cada vez mais frequente do mercado, a FIA (Fundação Instituto de Administração) abre inscrições para a terceira turma do curso de pós-graduação “Análise de Dados e Data Mining”.

Com início previsto para março de 2012, o curso, que será realizado na unidade Vila Olímpia da instituição, abordará 3 módulos. São eles:

• Módulo I – Entendendo e selecionando dados: Análise Exploratória de Dados e Amostragem - Direcionado a profissionais de diversas áreas de atuação, que nunca tiveram contato com o assunto para conseguirem entender de maneira sólida todas as possibilidades do Data Mining. No módulo são apresentados importantes esquemas de amostragem para grandes bancos de dados e técnicas utilizadas na análise exploratória de dados;

• Módulo II – Técnicas aplicadas a Data Mining: Estruturação de Informações e Modelos de Análise – Que tem como objetivo apresentar as principais técnicas de estatística utilizadas na tomada de decisão; e

• Módulo III – Modelos de Data Mining - Direcionado para os especializados nos dois primeiros módulos, estatísticos e profissionais que trabalham diretamente com o assunto e necessitam aprimorar seus conhecimentos em todas as possibilidades que o Data Mining oferece.

A grande diferença no curso desenvolvido pela instituição é que o aluno pode cursar os módulos de maneira separada e, em cada um deles, conquistar uma especialização no assunto que resultará, ao final, no título de pós-graduado.

“Esta ação inédita da FIA, de produzir um curso dividido em módulos independentes, é uma forma de capacitar profissionais especializados no assunto de maneira mais rápida para atender as urgentes necessidades do mercado”, argumenta a professora doutora Alessandra Montini, coordenadora do curso de Pós-Graduação. 
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

2 comentários:

Leo Naressi disse...

Estou cursando essa pós de Data Mining na FIA e também já fiz o curso do Grimaldo.

Posso dizer que ambos tem uma qualidade invejável e quantidade imensa de informação.

O curso do Grimaldo é bem didático e com uma prática bem clara usando Weka.

Já o da FIA privilegia o uso de softwares comerciais como SPSS e SAS, mas apresenta possibilidades com R.

Vejo os dois como pioneiros nesse tema no Brasil e espero que num futuro próximo possamos ter cada vez mais cursos nessa disciplina aproveitando o excelente nível de partida destas duas opções.

BI COM VATAPÁ disse...

Naressi, agradeço suas palavras. O importante é, temos que abrir os olhos para o inevitável: tratar dados. A WEB está ai, as redes sociais nem se fala, a cada dia, as empresas estão em busca de profissionais que tratem os dados, "torturem", acho que você está com tudo para ser um profissional diferenciado, parabéns!!!, depois traga contribuições ao blog, agradeço, abraços.