[CRESCIMENTO] Mercado brasileiro de BI alcançará R$ 476 milhões em 2011

Fonte: ComputerWorld

Os negócios com Business Intelligence no Brasil deverão aumentar 16,6% em 2011. As projeções são de pesquisa realizada E-Consulting Corp. que, estima que esse mercado movimentará 476 milhões de reais no País até dezembro. Até 2014, a consultoria projeta que a receita do setor alcançará 748 milhões de reais, com expansão superior a 57%.

Segundo a consultoria, o segmento de BI está entre os poucos segmentos da TI que têm crescido a taxas superiores a dois dígitos no País. Nos últimos três anos, o mercado brasileiro de BI faturou 1,07 bilhão de reais, o que representa um crescimento de 33% no período.
O sócio fundador da E-Consulting, Daniel Domeneghetti, constata que o uso de BI é cada vez mais o tema central nas ofertas de TI, por sua forte correlação com o negócio. As análises mostram que os players do mercado têm feito diversas aquisições e em suas mensagens de marketing global é possível prever o surgimento do BI como uma das aplicações mais relevantes para os próximos anos.
Domeneghetti observa que a informação pronta para o uso, no formato e  ambiente ideal é um diferencial perseguido pelas empresas. “Conhecimento de valor é aquele que possibilita decisões relevantes. O histórico de performance da companhia, seus produtos e serviços, bem como as informações gerenciais, de mercado e forecasts relevantes precisam, cada vez mais, compor o painel de decisão dos executivos”, ressalta.
O executivo acredita que para isso acontecer, as informações precisam ser inteligíveis e úteis. “Hoje as empresas possuem uma infinidade de dados em seus sistemas, mas pouca informação efetivamente de valor é extraída e beneficiária. E olha que a demanda por tratamento de dados não estruturados a incorporação de conhecimentos externos à companhia, como o advindo das redes sociais, só agora está ganhando pequena relevância.”, completa.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: