[RANKING] Gartner aponta QlickTech como líder de mercado de BI

Fonte: MetaAnálise



O relatório do Instituto Gartner 2011, sobre plataformas de Business Intelligence, apontou a QlickTech, fabricante da solução QlikView, como líder de mercado. “Segundo o instituto, o mercado de BI em 2010 encontrou um público dividido entre empresários que precisam de facilidade e flexibilidade na gestão de dados e os profissionais de TI, que buscam mais controle. O QlickView acaba suprindo as duas demandas, sendo solução em diferentes cenários”, observa Dan Maia, sócio-diretor da BIway Consulting, empresa homologada pela QlikTech.
Com ferramentas de BI é possível acessar todas as informações da empresa em uma interface simples e com fácil usabilidade. O sistema, que pode ser personalizado à necessidade de cada empresa, é implantado em poucas semanas. “Pesquisas mostram que após a implantação de sistemas de BI, 61% das empresas relataram economia de tempo, 55% passaram a contar com processos mais eficientes e 37% economizaram em custos”, afirma Fabio Alamini, sócio-diretor da BIway. “Hoje, procuramos oferecer ferramentas de BI mais acessíveis às empresas, inclusive às de menor porte. Além disso, o prazo de implantação não passa de oito semanas”, completa.

Segundo Alamini, entre os principais benefícios, há um aumento da produtividade devido à maior facilidade no acesso a dados e informações e, também, redução de custos operacionais. Os sistemas integram todos os setores, respondendo às necessidades de cada um. “Com as ferramentas é possível reunir dados em tempo real e fazer – de forma simples – simulações completas para levantar, por exemplo, quanto preciso economizar em tal despesa para atingir determinada porcentagem de lucro”, explica.
“Os executivos podem acompanhar as métricas, tendências, indicadores de performance e, também, estipular metas e definir targets. E, com o mesmo sistema, gerentes podem efetuar análises, identificar problemas e oportunidades de negócios, simular cenários e preparar-se para mudanças de mercado”, exemplifica.
O executivo afirma, ainda, que até mesmo os usuários casuais podem utilizar as soluções de BI para alinhar as tarefas do dia a dia com planos e metas da empresa. “Isso permite, ainda, que a diretoria e gerência tenham controle das atividades que estão sendo realizadas em tempo real, já que muitas das ferramentas podem ser acessadas em qualquer lugar, inclusive pelo celular”, finaliza Dan Maia.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

2 comentários:

Vagner disse...

Não é bem essa a informação. É preciso tomar cuidado.
O que o Gartner fez foi colocar a Qliktech no quadrante "Lider" do seu famoso "Quadrante Mágico".
Isso é bem diferente de dizer que a empresa ou a solução é lider de Mercado.

BI COM VATAPÁ disse...

é isso Vagner, concordo com você, mas temos que divulgar o que acontece na nossa área se a Gartner colocou o Quliktech nesta posição estou encaminhando aos leitores, mas não discordo de você, forte abraço.