[REFERÊNCIA] Hospital São Rafael desenvolve BI para área de saúde

Caro, é com muito orgulho que apresento uma realidade no nosso mercado baiano, estou falando do Hospital São Rafael que desenvolve um trabalho belíssimo na área de Business Intelligence.

Leia a reportagem e entenda que este tipo de projeto veio para ficar em nossa terra.

Fonte:DecisionReport


Hospital São Rafael aprimora gestão com BI







O Hospital São Rafael (HSR), Centro de Referência Hospitalar, localizado em Salvador (BA), investiu na implementação da plataforma de Business Intelligence (BI) da MicroStrategyo para aprimorar seu desempenho gerencial e apoiar a tomada de decisões além de monitorar o desempenho dos serviços médicos e assistenciais.

Hoje, todas as áreas do HSR fazem uso ou possuem recursos para utilização do BI da MicroStrategy. Antes da implementação do BI, a gestão das informações era setorizada e cada gestor, com base nos relatórios operacionais, consolidava e apurava os seus próprios dados.

"Atualmente cada um deles acessa as informações consolidadas e os relatórios são construídos em uma base única de dados. O que antes demorava quatro dias para ser confeccionado, hoje é extraído em poucos minutos. Dependendo da criticidade da informação, existe ainda a possibilidade de enviá-la, diariamente, por e-mail, o que reduz ainda mais o tempo de acesso e agiliza o processo de tomada de decisões", enfatiza Antonio Rabelo, Analista de BI do HSR.

Em 2005, o BI da MicroStrategy ingressou na instituição por meio de uma parceria entre a OEM e a MV Sistemas - tradicional fornecedora de Sistemas de Gestão - ou seja,  integrado à solução de ERP MV2000. Na ocasião, a ferramenta foi pouco explorada, por falta de uma equipe dedicada ao gerenciamento do Data Warehouse (DW).

Já em 2007, decidiu-se retomar o projeto capacitando funcionários na ferramenta MicroStrategy, ainda na versão Web, e no gerenciamento do DW, principalmente nos Scripts de Extração, Transformação e Carga (Extract Transform Load - ETL).  No entanto, diante da ampliação da utilização e das atividades demandadas, surgiu a necessidade de aquisição, também, dos produtos MicroStrategy Desktop e  MicroStrategy Report Service, explica Dioney Mascarenhas, Analista de BI do HSR

O uso do BI

De acordo com Rabelo , além da melhor qualidade na tomada de decisão, o BI trouxe uma maior eficácia nas atividades de gestão e mais agilidade no acesso às informações relacionadas às áreas financeira e assistencial (pacientes).

Além disso, reduziu as atividades operacionais e os erros na geração de informações gerenciais; aumentou a produtividade do corpo gerencial e melhorou os resultados empresariais; e contribuiu para o planejamento corporativo mais amplo e para obtenção de dados estratégicos com um mínimo de atraso em relação a uma transação ou evento ocorrido.

O BI tornou possível, também, a padronização dos conceitos e indicadores, a exemplo, das taxas de ocupação e mortalidade, da média de permanência dos pacientes, da receita, das altas e prescrições realizadas até às 10h00, das produções hospitalar (visitas hospitalares, cirurgias) e ambulatorial (consultas, atendimentos, exames).

De acordo com Raphael Gonçalves, Analista de BI do HSR, a solução é utilizada pela alta gestão da instituição para monitorar, diariamente, as contas de faturamento ainda não enviadas aos convênios. Desde que o controle passou a ser realizado via BI, o valor das contas pendentes teve uma redução significativa de 70%.
“Com a funcionalidade da Microstrategy Report Service, a confecção da análise econômica para controle e monitoramento dos resultados financeiros, que anteriormente demorava cerca de quatro dias, em cada setor, passou a levar apenas alguns minutos. Isto nos permite concluir um estudo completo de todos os setores do hospital em apenas uma manhã", explica.

Já a gerência de suprimentos, por meio do BI consegue saber quais produtos e medicamentos, por exemplo, estão prestes a vencer, o que melhora a gestão e o giro do estoque. Há também uma planilha para monitorar o consumo previsto, refinando a política de compras de produtos e agregando mais valor à gestão do estoque. Além disso, os gestores médicos podem ainda fazer, com o suporte do BI, um acompanhamento diário dos itens de prescrição controlada.

BI Clínico

Existe também um BI Clínico, que é utilizado, principalmente, pela gerência de enfermagem para monitorar e qualificar os seus profissionais da assistência, com o objetivo de alcançar a excelência no atendimento e seguir às diretrizes do COFEN (Conselho Federal de Enfermagem), no que diz respeito à quantidade de profissionais que a instituição deve ter de acordo com o número de pacientes.

"Temos um documento denominado Registro de Enfermagem que consolida, diariamente, o perfil de necessidade dos cuidados aos pacientes. Este documento permite que os responsáveis mensurem a quantidade de enfermeiros padrões e técnicos que deverá compor determinada unidade de internação", ressalta Fernando Costa, Gerente de TI do HSR.

Ainda sobre o BI Clínico, o executivo complementa: "atualmente estamos evoluindo na construção dos mais variados tipos de documentos, como admissão de pacientes, evolução clínica dos pacientes, entre outros, para que no futuro possamos cruzar a terapêutica aplicada com os resultados observados, a fim de dar apoio à decisão do diagnóstico. Essa ferramenta fará o resgate, apresentação e disponibilização das informações preenchidas nos documentos de prontuário do sistema MV".

A ideia é tornar a solução de BI do HSR uma referência no mercado da saúde brasileiro. Por isso, a instituição tem vários planos futuros em relação à aplicação da ferramenta. Já está em projeto a implementação do Mobile Intelligence, ou seja, a disponibilização das informações para tomada de decisão em dispositivos móveis, e também a realização da pesquisa para mineração dos dados existentes nas bases institucionais.

"O objetivo é utilizar técnicas e algoritmos de mineração para o resgate de informações a fim de contribuir para o processo de apoio à decisão médica, atuando no fortalecimento da qualidade de prestação de nossos serviços, por meio da transformação dos dados em conhecimento", finaliza Costa.

O banco de dados do HSR possui aproximadamente 190GB e o BI da MicroStrategy é utilizado de forma direta por cerca de 35 usuários. Além disso, os demais gestores têm acesso de maneira indireta à ferramenta, ou seja, recebem informações dos usuários que a utilizam ativamente.



Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: