[FUTEBOL] Esporte Clube Cruzeiro também usa BI

Caros, nunca imaginei que iria falar de BI com futebol, para mim, duas paixões, mas hoje lendo reportagem sobre o avanço do BI nas pequenas, médias e grandes empresas, deparo-me com a notícia de que clubes brasileiros estão investindo forte neste diferencial, que é a Inteligência de Negócios.

Caros, quem de vocês se habilita a fazer o mesmo pelo nosso Bahia e Vitória!!!?, está lançada a oportunidade, vejam reportagem.

Fonte: Itweb

"Clube-empresa



Nos idos de 1996, o Cruzeiro Esporte Clube criou o cargo de diretor de tecnologia da informação dentro de uma visão estratégica para os cinco anos subsequentes. "Era uma época embrionária. Começamos a planejar um envolvimento maior de TI", recorda Aristóteles de Paula Lorêdo, que responde como CIO do time mineiro desde aquele ano. A iniciativa ajudou a Raposa quando, em 1999, firmou uma parceria com um investidor estrangeiro que passou a exigir balancete mensal no quinto dia útil de cada mês, forçando um processo de gestão muito ágil. 
Mais ou menos por essa época, o clube adotou um ERP da RM Sistemas e começou um trabalho de mudança cultural em um processo que se estendeu por cerca de dois anos. "Quando se vê o futebol, você enxerga o campo e não a retaguarda", analisa o gestor, destacando a complexidade da "empresa" Cruzeiro, que terceiriza seu data center com a Algar e possui 26 servidores para suportar os sistemas mais críticos.
Consolidar a retaguarda permitiu avançar em várias frentes. Em 2004, quando tinha 60% do ERP implantado e legados estáveis, o time partiu para o desenvolvimento de uma solução de business intelligence (BI) e um sistema de gestão da carteira de clientes (CRM, na sigla em inglês) para acompanhar de perto os cerca de 180 mil torcedores cadastrados. "O negócio do futebol exige respostas rápidas", condensa Lorêdo sem revelar o orçamento que administra. Aliás, esta parece ser uma questão delicada nos departamentos de tecnologia dos clubes brasileiros, cujos gestores, normalmente, não tem uma verba muito exata para investimentos."

Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: