[MELHORIA] Dafiti melhora desempenho com Plataforma de BI

Fonte: Decision Report




A Dafiti, uma das maiores varejistas do comércio eletrônico de moda da América Latina, registrou um crescimento contínuo ao longo dos anos e, hoje, possui mais de 1700 funcionários e filiais na Argentina, Chile, Colômbia e México, e um portfólio com mais de 100 mil produtos e mil marcas só no Brasil. 

Com esse crescimento, a loja virtual precisava de mais agilidade e flexibilidade em seus processos de análise de dados para, assim, poder tomar decisões mais refinadas, de acordo com as necessidades do negócio. E para atender à demanda de melhor desempenho, agilidade de processos e análise de dados com mais dinamismo, a Dafiti implementou em sua área comercial o BI QlikView, com a Nórdica Software, Master Reseller Qlik no Brasil.

Um dos desafios do e-commerce era otimizar o processo de geração de informações gerenciais. A área de Business Intelligence, que atendia a todos os departamentos da empresa, precisava tornar seus processos mais dinâmicos para suportar o crescimento dos negócios. “Com a ascensão da empresa em tão pouco tempo, precisávamos de uma tecnologia flexível, que suportasse o volume de nossos dados e melhorasse a tomada de decisões”, comenta Victor Fujihara, gerente de Data Warehouse e BI da Dafiti. 

A jornada

O processo de implementação do QlikView foi rápido e simples e um dos principais fatores para o sucesso do projeto foi o trabalho a quatro mãos: a área de TI uniu-se a de negócios levando em consideração os aspectos técnicos e estratégicos. Com isso, a Dafiti conseguiu através da plataforma, padronizar indicadores e alavancar o poder de análise de informações que antes era feita de forma mais complexa. 

“A plataforma nos permitiu cruzar informações vindas de fontes bastante heterogêneas de forma relativamente simples. Em pouco tempo, entregamos informações com alto grau de detalhe para as áreas de negócios”, comenta Fujihara. A elaboração do projeto a quatro mãos também eliminou informações inconsistentes, padronizou os indicadores da área Comercial, tornando mais fácil a conversa entre os gestores e executivos.

Nova forma de análise


Além disso, o projeto foi além da adoção de uma nova plataforma de BI, pois a solução trouxe uma nova forma de trabalho dentro da empresa, totalmente aderente ao mercado de e-commerce, onde agilidade e flexibilidade são peças fundamentais. Por ser uma loja virtual, algumas estratégias e processos tinham que ser adaptados para funcionar de acordo com as especificidades de um negócio online. A plataforma de BI Qlik auxiliou nesse processo, pois mostrou uma nova forma de análise, aproveitamento e geração de dados, com visões coerentes e indicadores adequados à Dafiti. 

“Vale comentar que desde o início do projeto tínhamos um objetivo claro de onde queríamos chegar com a nova ferramenta de BI. Para isso, adotamos a expertise da plataforma que nos mostrou novos caminhos e alternativas inovadoras para nos ajudar a alcançar esse objetivo. Hoje, temos dinamismo e agilidade, além de termos aprimorado nossa tomada de decisões com as visões proporcionadas pela plataforma”, conclui Fujihara.

O QlikView foi implementado na área comercial, porém a Dafiti pretende expandir para todos os departamentos da empresa.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: