[SOLUÇÕES] Quinze soluções de big data e analytics que você deveria observar de perto

Fonte: ComputerWorld

solucoes em logistica e seguranca

Praticamente toda startup, hoje em dia, clama ser uma companhia de cloud ou de internet das coisas. Ah, elas também incluem em suas descrições o fato de que são provedoras de analytics e big data. Ocorre que muitas vezes esses termos não se encaixam exatamente no que aquela empresa oferece.
Tentamos colocar luz sobre algumas companhias que, realmente, acreditamos que ofereçam soluções bacanas para ajudar seus clientes a lidar com grandes volumes de dados. Listamos elas em ordem alfabética e ressaltamos que nem todas que aparecem são organizações novas.
Alteryx
A empresa oferece um serviço self-service baseado em cloud que permite a analistas de negócio misturar dados, analisá-los e compartilhá-los para que decisões sejam tomadas. A Alteryx tem suas raízes em uma firma chamada SRC, formada em 1997, e afirma ter mais de 1 mil clientes ao redor do mundo.
BigPanda
Você já deve ter ouvido bastante sobre ferramentas de big data e analytics direcionadas a profissionais em linhas de negócios, certo? Mas, e sobre tecnologias para lidar com grandes volumes de dados orientadas a times de TI, de desenvolvimento e de operações? É aí que entra a BigPanda, oferecendo um plataforma algorítmica que pode ajudar companhias a manterem serviços de tecnologia rodando perfeitamente.
Cogito
A ferramenta Cogito Dialog, que roda tanto em ambiente instalado quanto em nuvem, usa uma tecnologia analítica “comportamental” – que inclui análise de voz – para ajudar a melhorar o suporte telefônico em comunicações.
DataVisor
A promessa da solução é prover análise de big data para poder prever ações em sites de recomendação (como TripAdvisor e Yelp) e aplicativos móveis. A empresa afirma que seu motor analítico trabalha em conjunto com a plataforma Spark e é capaz de gerenciar “bilhões de usuários e trilhões de contas”.
Datos IO
Enquanto muitas startups focam sua abordagem em acesso veloz ou melhorar a visibilidade em grandes volumes de dados, a Datos IO se concentra em dar a certeza de que você não perderá a informação armazenada em meio a uma montanha de informações.
Fuzzy Logix
A solução foi desenhada para ajudar organizações a processarem informações sem processos separados de extração de dados em bancos, servidores analíticos intermediários ou ferramentas adicionais de storage. Fundada em 2007 por executivos e investidores oriundos do Bank of America, a companhia clama ter grandes nomes em sua lista de clietnes.
Import.io
A provedora atua para deixar que as organizações extraiam dados de seus websites e os convertam em APIs para visualização/análise bem como para reforço das aplicações. Parece que a abordagem da companhia vem dando certo. Suas ferramentas já conquistaram parceiros como Tableau, Interworks e Silk.
Panoply
Plataforma de armazenamento de dados de última geração desenhada para suportar usuários com pouco conhecimento técnico, mas que precisam analisar dados em ferramentas como Tableau e Excel. O objetivo da empresa é “conectar qualquer fonte de dado à ferramenta de inteligência com apenas um clique”.
Pendo
Solução baseada em cloud que ajuda companhias a medir a satisfação dos clientes, bem como ajuda a mapear as interações através de sites e aplicativos. A tecnologia da Pendo também pode ajudar a promover vendas, por meio de ofertas e comunicação efetiva.
Periscope Data
Trata-se de uma plataforma de software para cientistas de dados que permite que eles rodem análises mais rápidas sobre bancos de dados SQL.
PHEMI
Warehouse de big data baseado em Hadoop que forte ênfase na privacidade e governança de informações. Inicialmente, a companhia focava suas estratégias em clientes da vertical de saúde. Agora, expandiu seus esforços para o setores de governo, finanças e seguros.
Saama
Essa empresa com 18 anos de estrada no ramo de serviços e consultoria usa seu Fluid Analytics Engine para ajudar clientes a colocarem ferramentas de análise a rodarem em seus processos de negócio.
SnapLogic
A empresa introduziu sua plataforma de integração corporativa como serviço em 2013, permitindo que empresas conectem melhor suas aplicações e dados através de nuvens híbridas. Há alguns meses, passou a oferecer suporte de sua solução para Spark, Cassandra e Microsoft Cortana Analytics.
StreamSets
Software baseado em código aberto e desenhado para coletar continuamente dados estruturados e não estruturados em diferentes fontes, torando-os disponíveis para análise em diversas plataformas.
WebAction
A solução da companhia permite que companhias usem dados assim que eles são criados. Sua plataforma, afirma, é capaz de integrar dados de distintas fontes em tempo real.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: