Fonte: Canaltech
A Internet tem se tornado o local
onde uma massiva quantidade de dados é gerada a cada dia. Isto é Big
Data, não apenas um conceito abstrato criado pelo universo de Tecnologia
da Informação, mas uma forte tendência de crescimento da pulsante
atividade digital. Em um minuto, mais de 2 milhões de buscas são feitas
no Google, e mais de US$ 250 milhões são gastos por consumidores.
Usuários do Twitter enviam mais de 100 mil tweets. Na SurveyMonkey,
recebemos mais de 50MB de dados novos de nossos clientes neste tempo.
E
o que fazer com tudo isso de informação? Hoje, com a análise de dados
Implícitos e Explícitos, é possível entender muito do seu negócio, do
mercado, do hábito de consumo dos seus clientes, tendências e sim, sair
na frente com isso.
Os Dados Implícitos e suas funcionalidades
Big
Data é composto por dois diferentes tipos de dados: os Implícitos e os
Explícitos. Dados implícitos são aqueles coletados sem que
necessariamente se tenha a anuência das pessoas durante um processo de
análise. Por este fato, pode carregar consigo uma conotação sombria –
muitas vezes apelidada de “Big Brother”, “Big Oil” e “Big Government”,
por exemplo.
Com estes dados, as empresas passam a conhecer os
hábitos de seus clientes e, desta forma, muitas vezes, conseguem prever
suas próximas ações. Cada bloco de dado disponível está sendo
destrinchado e esmiuçado para posterior análise. Os maiores varejistas,
das cadeias de supermercados aos bancos de investimentos, têm uma área
de “análise preditiva”, focada não apenas em entender os hábitos de
compras dos consumidores, mas também seus hábitos pessoais, buscando
assim uma forma mais eficiente de comunicar e vender para eles.
Apesar
da coleta de Dados Implícitos ser a mais utilizada, pelo fato de que as
informações podem ser obtidas em grande escala, você nunca saberá se
suas predições estão corretas. Isto porque eles são baseados na coleta
passiva dos hábitos e comportamentos das pessoas. E é exatamente por
isso que não são 100% à prova de falhas.
Com esse tipo de dados,
não é possível para qualquer varejista saber se uma avó está comprando
um presente de aniversário para seu neto ou para si própria. Da mesma
forma, este varejista não consegue saber se você está comprando um livro
para você ou como presente para um amigo. E, independentemente do quão
genial seja o analista, ele nunca conseguirá sugerir uma música certa
sem PERGUNTAR para a pessoa se determinado ritmo lhe agrada. Sendo
assim, a dica é: apenas pergunte. O simples ato de formular uma pergunta específica nos leva para os Dados Explícitos.
E os Dados Explícitos? Como eles podem ajudar nos seus negócios?
Historicamente,
Dados Explícitos custam caro e demandam muito tempo para serem
apurados. Estes são os motivos por que tradicionalmente os Dados
Implícitos acabam recebendo uma grande relevância nas análises de Big
Data. Entretanto, a tecnologia tem mudado isto. A internet
permite que as empresas obtenham Dados Explícitos em grande escala, por
meio de uma variedade de plataformas. Isto está dando poder aos
consumidores e esclarecimento às companhias. Quando você responde uma
pesquisa, avalia um negócio, dá um “curtir” em uma marca, escreve uma
resenha sobre um restaurante, um livro ou um serviço, você está
contribuindo para gerar Dados Explícitos.
Um exemplo disto é o
que ocorreu com a Ford antes da crise financeira, quando os dados sobre
vendas de carros do tipo SUV demonstraram que a grande demanda por esta
categoria continuaria nos Estados Unidos. Entretanto, a Ford teve a
“clarividência” em apostar no investimento em carros menores e
econômicos. Como? A empresa coletou feedback dos consumidores e usou
estes dados em adição às informações de vendas para desenvolver seus
novos carros e planejamentos. Esta decisão foi provavelmente o motivo da
Ford não precisar de ajuda governamental, o que aconteceu com a maioria
das montadoras durante o período.
A grande verdade é que Dados
Implícitos e Explícitos devem trabalhar juntos, complementando-se. Na
SurveyMonkey, usamos ambos para executar e otimizar nosso negócio. Os
Dados Implícitos que analisamos incluem, por exemplo, número de
perguntas realizadas, número de pesquisas diárias, pacotes de preços,
conversão de planos gratuitos em pagos, entre outros. Estas informações
são cruzadas com dados conseguidos por meio de pesquisas, referentes à
satisfação do cliente, cancelamento de plano ou feedback sobre o
produto.
Para se ter uma ideia do tipo de escala de que estamos
falando, na SurveyMonkey, recebemos diariamente de todo o mundo 70GB de
novos dados, 2 milhões de respostas e 20 milhões de questões
respondidas. Isto é Big Data. Dados Explícitos em grande escala. Isto
tem nos ajudado a prever de forma mais assertiva o que acontecerá em
nossos negócios.
Usar apenas um tipo de dado é perigoso.
Verifique os Dados Implícitos e os Dados Explícitos. Analise seus dados,
mas não se esqueça de perguntar “Por quê?”. Dados Implícitos são o “O
quê”. Dados Explícitos são o “Por quê”. Um sempre será importante para
sustentar o que se extrai do outro.
Rodolfo Ohl
é o country manager Brasil da SurveyMonkey – empresa líder global em
pesquisas. Bacharel e mestre em administração de empresas pela FECAP –
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - Rodolfo possui rica
experiência na implantação e gestão de subsidiarias de unidades de
negócios de empresas líderes da internet, como Monster.com, Catho, Manager, além da SurveyMonkey onde trabalha atualmente.
[Big Data] como analisar informações com qualidade
Reviewed by BI COM VATAPÁ
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4:00 AM
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