Nenhuma outra área do mercado de trabalho de TI
experimentou o crescimento de demanda e
a disparidade de oferta que o campo da análise de dados
experimentou. À medida que o Big Data continua a crescer, e o campo da
análise continua a amadurecer, eles estão se tornando uma parte
importante do
negócio e do processo de tomada de decisão, levando a competição por
grandes talentos à se transformar em uma verdadeira briga por
contratações.
Em um relatório sobre Biga Data, o instituto McKinsey Global prevê que até 2018, os EUA passarão por uma escassez enorme de
pessoal da área de análise.
"Ocorrerá uma escassez de talento necessário para que as
organizações tirem proveito do Big Data. Até 2018, só os Estados Unidos
podem encarar uma falta de 140 mil a 190 mil pessoas com profundas habilidades
de análise como também 1,5 milhões de gerentes e analistas com o conhecimento
para utilizar a análise de grande volumes de dados a fim de tomarem decisões
eficientes”, diz o relatório.
O McKinsey
Global Institute Report prevê também que as empresas que utilizam a análise em seu
potencial total podem aumentar as margens de operação em até 60 por cento.
Empresas estão atendendo a chamada, criando competição pelos melhores
talentos.
Apenas
reforçando o quão competitivo o mercado é, um relatório da Dice, do início deste ano, afirma que a atual taxa de desemprego da TI está em
torno de 3,6%.
“Os CIOs
de hoje em dia precisam de alguns pensadores do tipo ‘dados são dados’ que não
se intimidem pelo quão “grande” os dados são ou se eles englobam ou não SKUs
por loja, cliques por oferta ou mudança de preço por “home listings””, conta
Scott Bailey, vice presidente executivo de estratégia e análise da Target
Data. Este tipo de papel está se
tornando tão crucial que as empresas que têm problemas para encontrar essas
pessoas poderiam enfrentar atrasos no lançamento de produtos e vários atrasos
em projetos como resultado disso.
A análise de negócios é uma tendência
Alguns
fatores importantes impulsionando essa tendência são o crescimento explosivo
do Big Data à medida que as empresas se apressam para encontrar dados
úteis e contestáveis dentre o constante crescimento de dados sendo
coletados.
De acordo
com pesquisa recente da Accenture com 258 líderes de negócios da América do norte, 72% deles planeja aumentar os gastos com a análise de negócios este ano. "A
demanda é extremamente alta e o fornecimento é muito baixo – especialmente nos
níveis mais seniores (ex: análises mais ‘críticas’). Isso significa que não
existe muita concorrência pelas vagas", conta Bailey.
Além
disso, especialistas avisam que escolas e universidades ainda não acompanharam esta tendência
e ainda não estão ensinando as habilidades necessárias para preencher essas vagas
analíticas. A pesquisa da Accenture também nota que muitas nações em
desenvolvimento estão passando os EUA quando o assunto é a formação de pesoal com graduação
nesses campos quantitativos.
Superando a escassez de habilidosos trabalhadores
de TI
São
existem atalhos aqui. Sua empresa deve estar formulando seus planos para
encontrar a mistura correta de habilidades analíticas combinadas com
conhecimento de negócios e experiência em seu campo particular. Para atrair o
talento que você precisa, Anil Kaul, CEO da AbsolutData, uma empresa de
pesquisa e análise, oferece as seguintes dicas para começar.
1 - Saiba o que você precisa: "Para alguns, Big Data significa visualização de dados e relatórios, para
outros significa mineração de dados e análise preditiva. Profissionais de
análise possuem pontos fortes em diferentes áreas – alguns são tecnicamente
melhores enquanto outros são melhores na interpretação de números a fim de criar
a resposta para questões dos negócios, enquanto outros são ainda melhores na
utilização de tecnologias analíticas para responder questões analíticas",
conta Kaul.
“É
crítico saber a área de habilidade para o talento que você está buscando”,
conta ele. “Por isso é importante saber as habilidades analíticas específicas pelas quais você os está contratando”.
2 - Crie caminhos de carreiras: “Organizações que podem exibir um caminho claro que leve a
cargos de alto perfil dentro da organização são mais prováveis de atrair
talentos analíticos”, conta Kaul.
À medida
que a análise continua a crescer, também crescerão as diferentes oportunidades
dentro das organizações. Revisite esses caminhos para ver onde é necessário
fazer atualizações.
3 - Ilustre o impacto do
negócio: “Nesses dias de escassez
de talentos analíticos, é importante mostrar como o trabalho está relacionado diretamente com o
impacto de negócio que a análise de dados pode criar”, conta Kaul. “Muitos profissionais
da análise foram colocados em segundo plano
por muito tempo e agora querem
chegar à vanguarda da estratégia de negócios”.
4 - Transmita entusiasmo: “A análise está passando por um momento entusiasmante, então é
crítico mostrar que a organização, particularmente a gestão sênior, está
entusiasmada em relação ao impacto que a análise pode criar na organização”,
conta Kaul. “Entusiasmo é contagiante e é uma forma muito boa para atrair
talentos superiores”.
> Histórias relacionadas: Como os grandes dados juntam o BI e a análise
preditiva;
Análise de grandes dados hoje em dia permite que os negócios explorem o mercado
Análise de grandes dados hoje em dia permite que os negócios explorem o mercado
O que buscar em um profissional da análise
À medida
que o mercado se torna mais competitivo, as empresas que conhecem as
características exatas que estão buscando ficarão em uma posição muito
melhor
para contratar as pessoas corretas. Bailey, da Target Dat,a oferece
algumas características a serem buscadas ao contratar pessoas para
ocuparem posições de
análise.
Principais habilidades
> Dados — Experiência sobre como os dados são organizados, acessados,
limpados e integrados.
> Estatística básica -- Crosstabs, teste de significância e/ou
modelagem linear geral.
> Soluções criativas para problemas – Alguém que é bom em solucionar
jogos de quebra-cabeças, visualização e estratégia.
Educação
> Ciências sociais – Os candidatos devem ter uma boa mistura de
dados, desenho experimental e teoria
> Pesquisa de mercado – Abordagens para a amostra, teste, segmentação
e experiência de reporte são um adicional.
> Estatísticas avançadas – Não paramétricas, redes neurais e/ou
modelagem econométrica.
Especialistas
também apontam que a resposta para seus problemas analíticos podem exigir as
habilidades de mais de uma pessoa. A quantidade de conhecimento necessário para
cargos analíticos está crescendo rapidamente. Diferentes áreas de sua
organização podem exigir pessoas analíticas, mas o lado dos negócios pode
exigir pessoas com diferentes áreas de especialidade. Este é só outro ponto que
demonstra a complexidade desses papeis.
“Os analistas de hoje em dia são
semelhantes aos profissionais criativos de ontem, diferentes dos da TI.
Os CIOs
precisam reconhecer a natureza de ‘oficina de criação’ deste papel e
devem
contratar indivíduos para um ambiente onde eles tenham a oportunidade de
montar um quebra-cabeças e de produzir uma solução”, conta Bailey.
Encontrando talentos da análise
Onde
encontrar o talento necessário para preencher os papeis analíticos de sua
empresa é a questão mais difícil de ser respondida. Bailey tem duas
sugestões:
1 - Buscar em empresas com ambientes ricos em dados e que são
líderes em suas categorias. “Se uma empresa possui uma abundância de dados
relevantes a sua receita está entre as melhores em sua categoria (ex: Amazon,
Harrah, Capital One). Elas estão recheadas com excelentes talentos analíticos”,
conta Bailey.
2 - Utilizar serviços de consultoria até que você possa colocar suas
mãos em pessoal analítico interno. Conforme a demanda e a competição crescem
nesse mercado, você pode ter certeza de que analises mais avançadas serão
obtidas de fontes externas.
Contratar
e manter os melhores talentos analíticos exige diferentes estratégias para
diferentes empresas. A empresa que o fizer corretamente, contudo, terá uma vantagem sobre sua concorrência
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