[MERCADO] O que buscar em um profissional de análise de dados

Fonte: CIO

Nenhuma outra área do mercado de trabalho de TI experimentou o crescimento de demanda e a disparidade de oferta que o campo da análise de dados experimentou. À medida que o Big Data continua a crescer, e o campo da análise continua a amadurecer, eles estão se tornando uma parte importante do negócio e do processo de tomada de decisão, levando a competição por grandes talentos à se transformar em uma verdadeira briga por contratações.

Em um relatório sobre Biga Data, o instituto McKinsey Global  prevê que até 2018, os EUA passarão por uma escassez enorme de pessoal da área de análise.

"Ocorrerá uma escassez de talento necessário para que as organizações tirem proveito do Big Data. Até 2018, só os Estados Unidos podem encarar uma falta de 140 mil a 190 mil pessoas com profundas habilidades de análise como também 1,5 milhões de gerentes e analistas com o conhecimento para utilizar a análise de grande volumes de dados a fim de tomarem decisões eficientes”, diz o relatório.

O McKinsey Global Institute Report prevê também que as empresas que utilizam a análise em seu potencial total podem aumentar as margens de operação em até 60 por cento. Empresas estão atendendo a chamada, criando competição pelos melhores talentos.
Apenas reforçando o quão competitivo o mercado é, um relatório da Dice, do início deste ano, afirma que a atual taxa de desemprego da TI está em torno de 3,6%.

“Os CIOs de hoje em dia precisam de alguns pensadores do tipo ‘dados são dados’ que não se intimidem pelo quão “grande” os dados são ou se eles englobam ou não SKUs por loja, cliques por oferta ou mudança de preço por “home listings””, conta Scott Bailey, vice presidente executivo de estratégia e análise da Target Data.  Este tipo de papel está se tornando tão crucial que as empresas que têm problemas para encontrar essas pessoas poderiam enfrentar atrasos no lançamento de produtos e vários atrasos em projetos como resultado disso.

A análise de negócios é uma tendência

Alguns fatores importantes impulsionando essa tendência são o crescimento explosivo do Big Data à medida que as empresas se apressam para encontrar dados úteis e contestáveis dentre o constante crescimento de dados sendo coletados.

De acordo com pesquisa recente da Accenture com 258 líderes de negócios da América do norte, 72% deles planeja aumentar os gastos com a análise de negócios este ano. "A demanda é extremamente alta e o fornecimento é muito baixo – especialmente nos níveis mais seniores (ex: análises mais ‘críticas’). Isso significa que não existe muita concorrência pelas vagas", conta Bailey.

Além disso, especialistas avisam que escolas e universidades ainda não acompanharam esta tendência e ainda não estão ensinando as habilidades necessárias para preencher essas vagas analíticas. A pesquisa da Accenture também nota que muitas nações em desenvolvimento estão passando os EUA quando o assunto é a formação de pesoal com graduação nesses campos quantitativos.

Superando a escassez de habilidosos trabalhadores de TI

São existem atalhos aqui. Sua empresa deve estar formulando seus planos para encontrar a mistura correta de habilidades analíticas combinadas com conhecimento de negócios e experiência em seu campo particular. Para atrair o talento que você precisa, Anil Kaul, CEO da AbsolutData, uma empresa de pesquisa e análise, oferece as seguintes dicas para começar.

1 - Saiba o que você precisa: "Para alguns, Big Data significa visualização de dados e relatórios, para outros significa mineração de dados e análise preditiva. Profissionais de análise possuem pontos fortes em diferentes áreas – alguns são tecnicamente melhores enquanto outros são melhores na interpretação de números a fim de criar a resposta para questões dos negócios, enquanto outros são ainda melhores na utilização de tecnologias analíticas para responder questões analíticas", conta Kaul.

“É crítico saber a área de habilidade para o talento que você está buscando”, conta ele. “Por isso é importante saber as habilidades analíticas específicas pelas quais você os está contratando”.

2 - Crie caminhos de carreiras: “Organizações que podem exibir um caminho claro que leve a cargos de alto perfil dentro da organização são mais prováveis de atrair talentos analíticos”, conta Kaul.

À medida que a análise continua a crescer, também crescerão as diferentes oportunidades dentro das organizações. Revisite esses caminhos para ver onde é necessário fazer atualizações.

3 - Ilustre o impacto do negócio: “Nesses dias de escassez de talentos analíticos, é importante mostrar como o trabalho está relacionado diretamente com o impacto de negócio que a análise de dados pode criar”, conta Kaul. “Muitos profissionais da análise foram colocados em segundo plano 
por muito tempo e agora querem chegar à vanguarda da estratégia de negócios”.

4 - Transmita entusiasmo: “A análise está passando por um momento entusiasmante, então é crítico mostrar que a organização, particularmente a gestão sênior, está entusiasmada em relação ao impacto que a análise pode criar na organização”, conta Kaul. “Entusiasmo é contagiante e é uma forma muito boa para atrair talentos superiores”.

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O que buscar em um profissional da análise

À medida que o mercado se torna mais competitivo, as empresas que conhecem as características exatas que estão buscando ficarão em uma posição muito melhor para contratar as pessoas corretas. Bailey, da Target Dat,a oferece algumas características a serem buscadas ao contratar pessoas para ocuparem posições de análise.

Principais habilidades
> Dados — Experiência sobre como os dados são organizados, acessados, limpados e integrados.
> Estatística básica -- Crosstabs, teste de significância e/ou modelagem linear geral.
> Soluções criativas para problemas – Alguém que é bom em solucionar jogos de quebra-cabeças, visualização e estratégia.

Educação
> Ciências sociais – Os candidatos devem ter uma boa mistura de dados, desenho experimental e teoria
> Pesquisa de mercado – Abordagens para a amostra, teste, segmentação e experiência de reporte são um adicional.
> Estatísticas avançadas – Não paramétricas, redes neurais e/ou modelagem econométrica.
Especialistas também apontam que a resposta para seus problemas analíticos podem exigir as habilidades de mais de uma pessoa. A quantidade de conhecimento necessário para cargos analíticos está crescendo rapidamente. Diferentes áreas de sua organização podem exigir pessoas analíticas, mas o lado dos negócios pode exigir pessoas com diferentes áreas de especialidade. Este é só outro ponto que demonstra a complexidade desses papeis.
 “Os analistas de hoje em dia são semelhantes aos profissionais criativos de ontem, diferentes dos da TI. Os CIOs precisam reconhecer a natureza de ‘oficina de criação’ deste papel e devem contratar indivíduos para um ambiente onde eles tenham a oportunidade de montar um quebra-cabeças e de produzir uma solução”, conta Bailey.

Encontrando talentos da análise
Onde encontrar o talento necessário para preencher os papeis analíticos de sua empresa é a questão mais difícil de ser respondida. Bailey tem duas sugestões: 

1 - Buscar em empresas com ambientes ricos em dados e que são líderes em suas categorias. “Se uma empresa possui uma abundância de dados relevantes a sua receita está entre as melhores em sua categoria (ex: Amazon, Harrah, Capital One). Elas estão recheadas com excelentes talentos analíticos”, conta Bailey.

2 - Utilizar serviços de consultoria até que você possa colocar suas mãos em pessoal analítico interno. Conforme a demanda e a competição crescem nesse mercado, você pode ter certeza de que analises mais avançadas serão obtidas de fontes externas.
Contratar e manter os melhores talentos analíticos exige diferentes estratégias para diferentes empresas. A empresa que o fizer corretamente, contudo, terá uma vantagem sobre sua concorrência
 
 
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Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

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