[PRESENTE] Business Intelligence: Construindo o futuro da empresa

Fonte: Incorpora

Estudos recentes comprovam que a aptidão para o empreendedorismo no Brasil está em todas as áreas e em todas as regiões do País. Para se ter uma ideia, entre 1º de janeiro e 31 de julho, foram abertas no Brasil um milhão de novas empresas – 9,2% a mais que em 2011 e 43% a mais que em 2010, segundo a Pesquisa GEM 2011 - Global Entrepreneuship Monitor, divulgada recentemente.

Isso quer dizer que ter o próprio negócio deixa de ser um sonho para se tornar uma realidade.

Só que, apesar dos números, construir e administrar um empresa não é uma tarefa fácil. É preciso controle, estratégias, administração de recursos e outros que definem o sucesso do empreendimento. Para auxiliar os novos negócios, bem como as pequenas e grandes empresas já existentes no mercado, a RCS disponibiliza no mercado uma ferramenta inédita de análise de dados e tomada de decisões, capaz de melhorar a gestão dos negócios de todos os portes e segmentos: o Business Intelligence – BI.

De acordo com o diretor da RCS, Ricardo Couri, este programa atua em paralelo com o sistema tradicional de gestão das empresas, fornecendo uma leitura simples de todos os dados internos e externos do empreendimento. “O sistema trabalha compilando dados e informações, analisando-os e desenvolvendo percepções, o que permite incrementar a tomada de decisões no ambiente empresarial.

O BI permite que as empresas transformem seus dados armazenados em informações estratégicas e gerenciais. “A solução que desenvolvemos não concorre com os sistemas de gestão do mercado. Atua em conjunto com eles, facilitando a leitura das informações e agilizando iniciativas dos empreendedores em direção ao crescimento, produtividade e rentabilidade do negócio.

O BI possibilita também análises gerais ou selecionadas por produtos, filiais, representantes, regiões e outras características e permite a análise de múltiplos itens ao mesmo tempo, como, por exemplo, a performance de dois representantes em três regiões, vendendo determinados produtos”.
Segundo Ricardo Couri, por meio do BI, é possível fazer análises comparativas por período, as quais permitem checar se as operações da empresa estão sendo ou não eficazes. “Além disso, o programa disponibiliza gráficos e relatórios onde é possível visualizar quais produtos são mais rentáveis, e inclusive direcionar os esforços da equipe. Todos os dados são fornecidos, de forma simples e concisa, pela internet, dispensando ao gestor qualquer conhecimento de tecnologia”, finaliza.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: