Caro, reflita o post abaixo que fala sobre a entrada destas duas áreas que se misturam todos os dias e estão a cada dia se tornando "gêmeos siameses", falo de DW e Mineração de Dados.
Isto mostra o quanto é importante estar antenado com as mudanças do dia a dia, você que gosta de BI, deve conhecer mineração de dados, pois será um profissional diferenciado e que complementa e muito as análises dos gestores, aproveite e leia o post.
Fonte: Administradores
As ferramentas de BI (Business Intelligence) e MD (Mineração de Dados) armazenam informações diversas, podendo ser de grande relevância para as instituições, se estes souberem a diferença entre a informação pura e simples da informação tratada, trabalhada, com extração de conhecimento.
Os supermercados são um exemplo do uso destas ferramentas, quando encontramos fraudas descartáveis com cervejas juntos, nos perguntamos, porque cervejas e fraudas, já que criança não bebe e as mães raramente? A partir de buscas inteligentes aos bancos de dados, descobriram que seus clientes, principalmente os dos finais de semana, sempre que compravam fraudas, também compravam as cervejas. A mineração de dados (MD) neste caso foi em busca de padrões, que os levaram a concluir que as esposas aproveitavam para pedir fraudas, enquanto seus maridos estavam saindo para comprar cerveja.
Para os líderes neste caso, o desafio foi encontrar uma maneira mais simples e rápida deste cliente chegar a esses produtos, colocando-os um ao lado do outro, de maneira que ao visualizarem as fraudas, também visualizariam a cerveja. Este processo de descoberta de conhecimento, não é fácil, milhares e milhares de informações são processados e estudados. Diagnósticos detalhados são impressos para que as informações sejam geradas com significado para seus lideres.
É importante que os empresários, fiquem atentos, as mudanças, outro exemplo do uso destas tecnologias, percebemos hoje quando acessamos um site de compras, é comum, encontrarmos informações que desejamos, sem precisar clicar. Sempre que acessamos a internet, estamos sendo analisamos, buscas que fizemos nos sites de busca, sites acessados, as redes sociais que participamos, e assim por diante.
As empresas no dia a dia geram informações, que normalmente são ignorados pelos seus lideres, se todas essas informações fossem armazenadas para uma possível busca de conhecimento, muitos desafios poderiam ser resolvidos com maior facilidade e inteligência.
As empresas acabam não adotando estes recursos, por acharem que o custo é muito alto, já existe no mercado softwares livre que auxiliam nesta descoberta de conhecimento para uma base de dados menor. Conforme, for aumentando a base de conhecimento, com entendimento maior sobre o assunto, os líderes, poderão procurar sistemas mais adequados para seus negócios, principalmente por já terem testado e aprovado essas técnicas anteriormente.
2 comentários:
Primeiro, parabéns pelo blog. É difícil achar um agregador de informações de BI tupiniquim.
Essa relação do DW com DM está cada vez mais evidente. Montar projetos de mining sobre bases já organizadas com finalidade dimensional facilita muito o trabalho de busca das relações.
Para brincar um pouco, o exemplo da fralda e cerveja é tão clássico para explicar DM que eu começo a desconfiar que ele foi criado por alguém da área de marketing. :)
Vagner, obrigado pelos elogios.
DW e Mineração são áreas extremamente cooperativas e correlatas.
Aos apreciadores do dataming, um belíssimo DW dará grandes saídas no dataming, acho que ambas estarão sempre em expansão, pois as empresas necessitam para seu próspero crescimento.
Esteja aqui sempre Vagner, obrigado.
Postar um comentário