[TECNOLOGIA] Gartner lista 9 tecnologias estratégicas para 2011

Fonte: ComputerWorld


Em relatório apresentado nos Estados Unidos, o Gartner identificou nove tecnologias que que devem estar no radar dos CIOS em 2011. São soluções que tendem a gerar impacto significativo nas companhias dentro dos próximos três anos anos, mas que vão exigir grandes volumes de investimentos. Porém, os que se atrasarem, correm o risco de ficar para trás, alerta a consultoria.
O Gartner define que uma tecnologia estratégica pode ser algo que já foi implantado na empresa e que atingiu maturidade ou tornou-se adequado para ampla utilização. Também pode ser uma solução emergente que oferece vantagem competitiva para os negócios. Todas precisam fazer parte dos planos da companhia e estarem alinhadas com os seus objetivos, aconselha o vice-presidente da consultora de pesquisas, David Cearley..
Confira a seguir quais são essas nove tecnologias estratégicas:
1- Cloud Computing - Nos próximos três anos, haverá a entrega de uma série de serviços na nuvem ofertadas pelas redes privadas e públicas. Fornecedores vão aumentar as implementações em cloud privada como software, hardware e metodologias para adoção das melhores práticas. Outros vão oferecer serviços para gerenciar remotamente o que está na nuvem. A Gartner estima que em 2012 haverá grandes empresas especializadas em cloudsourcing com capacidade para fazer toda a gestão de serviços contratados neste modelo.


2-Aplicações móveis e tablets – O Gartner estima que até o final de 2010, cerca de 1,2 bilhão de pessoas ao redor do mundo estarão carregando terminais móveis com capacidade para acessar diversas aplicações na web e fazer transações de e-commerce. Esses aparelhos terão recursos próximos aos dos computadores e os novos modelos sairão da indústria com grande capacidade de processamento. Já existem inúmeras aplicações para plataformas como o iPhone da Apple e outros modelos do mercado. Há uma corrida da indústria para entregar equipamentos com mútiplas funcões, como é o caso do i-Pad para que as pessoas ganhem cada vez mais mobilidade. 



3- Mídia social e colaboração – Haverá uma disseminação dos produtos para gestão social das redes e análise que empregam algoritmos para compreender essas comunidades. O Gartner prevê que até 2016, as tecnologias sociais serão integradas com a maioria dos aplicativos de negócios. As empresas devem reunir suas ferramentas de Customer Relationship Management (CRM) social, comunicação interna e colaboração para iniciativas públicas com estratégia coordenada.



4- Vídeo – Será um tipo de mídia padrão usado pelas empresas para se comunicar mais rapidamente com seus públicos. Ao longo dos próximos três anos, o Gartner acredita que os conteúdos em vídeo serão comuns e se tornarão modelo de interação para a maioria dos usuários. Até 2013, mais de 25% dos conteúdos que os trabalhadores acessarem terá imagens, vídeo ou áudio.

5- Ferramentas analíticas – Com o aumento da capacidade de processamento e conectividade dos terminais móveis, as empresas vão usar ferramentas analíticas de próxima geração para tomada de decisão. Serão utilizadas soluções de Business Intelligence que fazem simulações e previsões de resultados em tempo real pelos times que estão em campo para suportar os negócios. São sistemas que vão fazer projeção para o futuro e se apoiar não apenas em dados já existentes. Para isso, a infraestrutura existente passará por mudanças significativas para ganhar inteligência operacional
6- Análise social - Ganharão força as tecnologia para fazer medição, análise e interpretação de resultados das interações, associações entre as pessoas, temas e ideias. Estas interações podem ocorrer em aplicações de software social utilizadas no trabalho, nas comunidades internas, externas ou na mídia social.  Elas incluem um número de técnicas de análise especializadas para redes sociais e os padrões de trabalho de indivíduos, grupos ou organizações. Possuem capacidade para coleta de dados de múltiplas fontes, identificam relações, avaliam impacto da qualidade  e eficácia de um relacionamento.
7- Computação consciente – É um conceito para melhorar a interação e uso das informações pelo usuário de acordo com suas atividades e preferências.  Pode ser aplicado para funcionários, clientes e parceiros de negócios. É um sistema que conhece o usuário e se antecipa para atender as necessidades dele, prestando atendimento personalizado, seja na entrega de serviços, produto ou conteúdo  O Gartner prevê que até 2013, mais da metade das 500 maiores empresas da Fortune terá iniciativas computação de contexto consciente,
8- Memória flash – O Gartner prevê enorme uso de memória flash em dispositivos de consumo, equipamentos de entretenimento e outros sistemas integrados de TI. Esse dispositivo é um semicondutor de memória, familiar por seu uso em pendrives e cartões de câmeras digitais. É muito mais rápida do que os discos giratórios, mas consideravelmente mais cara; porém, este diferencial está acabando
9– Computação ubiqua - Os especialistas sinalizam uma terceira onda da computação, com a chegada de equipamentos invisíveis. São sistemas que estarão presentes em diversas aplicações e vão se comunicar por etiquetas de radiofrequência (RFID) e chips sucessores. As redes terão de se preparar para gerenciar o processamento desses dispositivos de forma integrada com os demais sistemas de TI. 


Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: