[MICROSOFT] Conheça o que é DAX

Fonte: DOC MICROSOFT

O que é DAX?

O DAX é uma coleção de funções, operadores e constantes que podem ser usados em uma fórmula, ou expressão, para calcular e retornar um ou mais valores. Resumindo, o DAX ajuda você a criar novas informações de dados já presentes em seu modelo.

Por que DAX é tão importante?

É muito fácil criar um novo arquivo do Power BI Desktop e importar alguns dados nele. Você pode até mesmo criar relatórios que mostrem informações valiosas sem usar nenhuma fórmula DAX. Mas e se você precisar analisar o percentual de crescimento em diferentes categorias de produto e para intervalos de datas diferentes? Ou você precisa calcular o crescimento ano a ano comparado às tendências do mercado? As fórmulas DAX oferecem essa e outras funcionalidades importantes também. Aprender a criar fórmulas DAX eficientes ajudará você a tirar o máximo proveito de seus dados. Quando obtém as informações de que precisa, você pode começar a resolver problemas comerciais reais, que afetam o seu resultado final. Esse é o potencial do Power BI, e o DAX ajudará você a aproveitá-lo.

Pré-requisitos

Você pode já estar familiarizado com a criação de fórmulas no Microsoft Excel. Esse conhecimento será útil na compreensão do DAX, mas mesmo se você não tiver experiência com fórmulas do Excel, os conceitos descritos aqui ajudarão você a começar a criar fórmulas DAX e resolver problemas do BI do mundo real, imediatamente.
Vamos nos concentrar em compreender as fórmulas DAX usadas em cálculos, mais especificamente, em medidas e colunas calculadas. Você já deve estar familiarizado com o Power BI Desktop, a importação de dados, a adição de campos a um relatório, além dos conceitos fundamentais de Medidas e Colunas calculadas.
Pasta de trabalho de exemplo
A melhor maneira de aprender sobre o DAX é criar algumas fórmulas básicas, usá-las com alguns dados reais e ver os resultados. Os exemplos e as tarefas aqui usam o Exemplo de Vendas da Contoso para o arquivo de Visualização do Power BI Desktop. Esse é o mesmo arquivo de exemplo usado no artigo Tutorial: criar suas próprias medidas no Power BI Desktop. Veja o arquivo de exemplo para baixar.


Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: