[FERRAMENTAS] 12 principais ferramentas de Business Intelligence em 2019


Fonte: CIO



Com cada vez mais dados à nossa disposição, é cada vez mais difícil nos concentrar nas informações relevantes para os nossos problemas e apresentá-las de forma prática. É disso que trata o Business Intelligence.
As ferramentas de BI facilitam o uso de dados corretos e a visualização de maneiras que nos permitam entender o que eles significam. Mas o quão simples esse processo é e como você pode visualizar os dados depende da ferramenta usada. Escolher o caminho certo para suas necessidades se torna importante.
Aqui, reunimos uma dúzia de ferramentas de BI populares e altamente conceituadas para ajuda-lo a descobrir o que os dados da sua organização podem informar sobre os seus negócios. 
1 - Board
A Board International combina três ferramentas em uma: BI, análise preditiva e gerenciamento de desempenho. Oferece módulos para Finanças (planejamento, consolidação), RH (mapeamento de habilidades, planejamento de força de trabalho), Marketing (análise de mídias sociais, monitoramento de lealdade e retenção), Cadeia de Suprimentos (otimização de entrega, gerenciamento de fornecedores), Vendas (análise de cross-selling e up-selling) e TI (KPIs, níveis de serviço). A empresa é suíça, mas o software está disponível em inglês, espanhol, chinês, japonês, francês, alemão e italiano.
- Classificação Gartner Peer Insights: 4.5 (de 5)
Público-alvo: variado
Recursos notáveis: suporte a idiomas
Preço: a taxa de licença por usuário varia de acordo com a função
2 - Domo
Domo é uma plataforma baseada na nuvem que oferece ferramentas de Business Intelligence adaptadas a vários setores (como serviços financeiros, assistência médica, manufatura e educação) e funções (incluindo CEOs, vendas, profissionais de BI e trabalhadores de TI). Os CIOs podem começar verificando como a Domo lida com dados da AWS, Jira, GitHub ou New Relic antes de analisar como mais de 500 outras integrações podem ajudar o restante da empresa.
- Classificação Gartner Peer Insights: 4.4
Público-alvo: CEOs, Marketing e Vendas, profissionais de BI
Recursos notáveis: interface móvel robusta
Preços:  Taxa de licença anual. O plano profissional limita o armazenamento de dados a 250 milhões de linhas; não há limites no plano da empresa
3 - Dundas BI
Dundas BI, da Dundas Data Visualization, é mais usado para criar dashboards e scorecards, mas também pode gerar relatórios padrão e ad-hoc. A análise e a visualização são realizadas por meio de uma interface da Web que pode se adaptar às habilidades dos usuários: usuários avançados e usuários padrão veem recursos diferentes. A versão mais recente pode extrair dados do Google Analytics, Snowflake e Salesforce Pardot, entre outras fontes. O Dundas BI foi adaptado para 19 indústrias, incluindo tecnologia limpa, mineração e construção, além de serviços bancários e de saúde.
- Classificação Gartner Peer Insights: 4.6
Público alvo: C-suite, RH, finanças, Vendas, Marketing, Atendimento ao cliente
Recursos notáveis: Interface HTML5 flexível que se adapta a qualquer dispositivo
Preço: com base em usuários simultâneos
4 - Google Data Studio
Sabemos que o Google está constantemente analisando a web, mas o que ele pode fazer com nossos dados corporativos? O Google Data Studio começou como uma ferramenta para dashboards e relatórios sobre dados do Google Analytics. Agora ele tem sido sobrecarregado com acesso a informações de Recrutamento, Marketing e Vendas também, por meio de conectores para a Criteo, LinkedIn, MailChimp, PayPal, Salesforce, Stripe, Twitter e qualquer coisa que você possa colocar em uma planilha ou banco de dados SQL. Naturalmente,  está hospedado na nuvem e tem uma interface da web.
- Classificação Gartner Peer Insights: 4.4
Público-alvo: qualquer pessoa com uma conta do Google
Características notáveis: O preço
Preços: Grátis
5 - Looker
Looker adota uma abordagem dupla para o Business Intelligence: permite que os usuários explorem os dados à sua maneira, mas também trabalha com especialistas para ajudar aqueles que realmente não sabem o que estão procurando. Faz isso permitindo que outros fornecedores de software envolvam seus recursos de análise em aplicativos verticais “Powered by Looker”. A partir do início do ano que vem, ele se conectará ao serviço BQML (BigQuery Machine Learning) do Google para desenvolver modelos preditivos.
- Classificação Gartner Peer Insights: 4.5
Público-alvo: PME
Recursos notáveis: baseados na Web, podem acessar dados ao vivo de qualquer banco de dados SQL
Preço: sob demanda, varia de acordo com o número de usuários e conexões do banco de dados
6 - Microsoft Power BI
Com o aplicativo Power BI Desktop para Windows, os usuários podem analisar e visualizar dados de fontes locais ou da nuvem, publicando seus relatórios na plataforma Power BI. A versão gratuita Author atende a usuários isolados; A versão Pro facilita a análise colaborativa, por uma taxa mensal, aproveitando o Microsoft Office365, o SharePoint e as equipes para controlar o acesso a dados brutos e aos relatórios publicados. Para empresas que desejam mais, a camada Premium possibilita a preparação de dados de autoatendimento com conectores pré-construídos para dados corporativos mantidos no Microsoft Dynamics 365, Azure SQL Data Warehouse ou fontes de terceiros, como Salesforce.
- Classificação Gartner Peer Insights: 4.2
Público-alvo: lojas da Microsoft
Recursos notáveis: o aplicativo para dispositivos móveis permite a anotação na tela de toque dos relatórios
Preços: Três níveis: Author (gratuito), Pro (US $ 9,99 por usuário por mês) e Premium (com base na capacidade)
7 - Qlik
O objetivo da Qlik é dar a qualquer pessoa na empresa acesso a todos os dados - sujeito, é claro, às políticas corporativas de governança de dados. Pode associar determinados dados a todos os demais para facilitar a busca por conexões. O Qlik Sense, a ferramenta de autoatendimento para acessar esse recurso analítico, vem nas versões em nuvem e on-premise.
- Classificação Gartner Peer Insights: 4.2
Público-alvo: todo o empreendimento
Recursos notáveis: O Associative Engine pode analisar todos os seus dados, em tempo real
Preços: versões limitadas são gratuitas; as funções de colaboração custam de US$ 15 por usuário ao mês para o Qlik Sense Cloud Business

8 - Salesforce
O Einstein Analytics é a tentativa da Salesforce.com de melhorar o BI com a Inteligência Artificial. Seu objetivo é estender o acesso de autoatendimento aos dados para os usuários em toda a empresa, com uma aparência semelhante à das interfaces Reports e Dashboard. O Einstein Discovery permite que os usuários criem modelos preditivos a partir de seus dados, o que não se limita aos dados mantidos na nuvem do Salesforce: o Einstein pode extrair dados do Oracle, do SAP e de outras fontes. Existem modelos específicos para cada setor e ferramentas personalizadas para departamentos de Vendas, Marketing e TI.
- Classificação Gartner Peer Insights: 4.2
Público-alvo: usuários finais
Recursos notáveis: IA para BI na própria nuvem Salesforce
Preço: US$ 75 por usuário ao mês para as Einstein Predictions, personalizadas para o Einstein Analytics Plus (necessário para importar dados externos)
9 - SAS Visual Analytics
A abordagem do SAS Institute no BI é sua ferramenta Visual Analytics. Destina-se a destacar automaticamente as principais relações nos dados. Na versão mais recente, você pode escolher uma variável e mostrar-lhe quais elementos de seus dados a influenciam e como. Outros recursos incluem análise de sentimento para extração de dados de mídias sociais e outros textos, geração automática de gráficos, mapeamento e preparação de dados de autoatendimento. A implantação pode on-premise, em nuvens públicas ou privadas ou na plataforma Cloud Foundry como um serviço.
Classificação Gartner Peer Insights: 4.0
Público-alvo: usuários em grandes empresas
Recursos notáveis: funções de análise automatizadas
Preços: sob demanda
10 - SiSense
A pilha de software de BI da SiSense cobre tudo, desde o banco de dados até ETL e Analytics, até a visualização - e afirma que seu mecanismo de banco de dados In-Chip é mais rápido até do que os bancos de dados em memória. Está disponível on-prenise ou na nuvem. Existem soluções para Finanças, Marketing, Vendas, RH e TI, bem como serviços de atendimento ao cliente e departamentos de operações e logística. O SiSense também possibilita oferecer as ferramentas de análise para usuários fora da empresa, incorporando-as em aplicativos web.
Classificação Gartner Peer Insights: 4.5
Público-alvo: normalmente, as PME
Recursos notáveis: Cliente totalmente baseado na web, incluindo a preparação de dados
Preços: sob demanda
11 - Tableau
Os recursos do Tableau incluem mapeamento e análise de pesquisas e dados de séries temporais. Seu truque mais recente é utilizar as técnicas do Processamento de Linguagem Natural para permitir que os usuários descrevam o que desejam ver, em vez de clicar e arrastar para criar consultas de fórmulas. É possível executar o software on-premiseq, escolher uma nuvem pública ou optar por tê-lo totalmente hospedado pela Tableau. Oferece versões personalizadas para mais de uma dúzia de setores, incluindo Serviços Bancários, de Saúde e Manufatura, com suporte para os departamentos Financeiro, de RH, de TI, de Marketing e de Vendas. 
Classificação Gartner Peer Insights: 4.3
Público-alvo: empresas de médio e grande porte
Recursos notáveis: a Tableau usa PLN para permitir que os usuários digam o que desejam ver
Preços: cada implantação precisa de pelo menos um Tableau Creator (US $ 70 / mês); outros podem ser Viewers (de US $ 12 / mês, min. 100) ou Explorers (de US $ 35 / mês, min. 5).


Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: