Por Grimaldo Oliveira
Todos os anos a empresa Gartner estuda as principais tendências e produtos de mercado nas mais variadas áreas: Business Intelligence (BI), telecomunicações, infraestrutura, etc. Na área de Business Intelligence muitas empresas orientam seus projetos pelo chamado quadrante mágico da Gartner que analisa diversos produtos de mercado, buscando informar aos que pretendem adquiri-los, aqueles que estão mais bem posicionados segundo as análises dos seus consultores.
Pelo quadro abaixo, há destaque predominante dentre os líderes, as empresas Tableau, Qlik e Microsoft, que vêm desenvolvendo um ferramental bem robusto para o mercado.
Pretendo falar um pouco mais destes produtos:
TABLEAU: a empresa possui sede em Seattle, Estados Unidos, destacando-se no mercado por produzir visualização de dados de forma interativa e de fácil manuseio, busca integrar a robustez da preparação de dados com a velocidade das entregas por painéis. Direcionada para inteligência de negócios, conta dentre os seus fundadores o Chris Stolte, especialista em técnicas de visualização para explorar e analisar as bases de dados relacionais e bases multidimensionais(cubos). A ferramenta trabalha com diversas fontes de dados: bancos de dados relacionais, cubos OLAP, bancos de dados em nuvem, e planilhas eletrônicas. Produz gráficos à medida que novos insightssurgem, facilitando a troca de cenários de forma variada e contínua, e o que é mais importante, sem a ajuda do pessoal da TI.
Dentre as suas funcionalidades destacamos:
Além de um wizard que a depender da escolha dos campos a serem exibidos no painel, informa a melhor exibição, é o chamado mostre-me.
Link para treinamento: TABLEAU
ower BI: produto idealizado pela empresa Microsoft começou a dar seus primeiros passos em setembro de 2014 com o chamado Power BI para o Office 365, cuja Microsoft tinha uma filosofia conhecida como BI para todos. A primeira versão deste produto foi no Excel como add-ins: Power Query, Power Pivot and Power View. Com o passar dos tempos, o produto vem se tornando bem mais robusto do que no seu início, com versões desktop (gratuita) e na nuvem (pacotes a partir de 10 dólares) que facilitam aos usuários adentrarem na área.
Possibilita a construção de visualizações interativas com o chamado self-service BI ou faça você mesmo, não dependendo diretamente de uma equipe de TI, os usuários finais podem criar seus próprios relatórios e painéis (dashboards). Dentre as características principais destacamos:
A estrutura:
Editor de Dados:
- Dados: Locais onde são apresentados os dados carregados.
- Relações: Quando você gera uma visão sobre os dados e deseja visualizar em qual modelo de dados foi criado, é nesta área que você visualiza. Caso haja necessidade, você pode editar o modelo de dados e colocá-lo da forma mais adequada possível.
Objetos gráficos:

0 comentários:
Postar um comentário