[ARTIGO] Data Discovery - O que a Gartner pode nos ajudar nisso



Por Grimaldo Oliveira

Todos os anos a empresa Gartner estuda as principais tendências e produtos de mercado nas mais variadas áreas: Business Intelligence (BI)telecomunicações, infraestrutura, etc. Na área de Business Intelligence muitas empresas orientam seus projetos pelo chamado quadrante mágico da Gartner que analisa diversos produtos de mercado, buscando informar aos que pretendem adquiri-los, aqueles que estão mais bem posicionados segundo as análises dos seus consultores.
Pelo quadro abaixo, há destaque predominante dentre os líderes, as empresas Tableau, Qlik e Microsoft, que vêm desenvolvendo um ferramental bem robusto para o mercado.
Pretendo falar um pouco mais destes produtos:
TABLEAU: a empresa possui sede em Seattle, Estados Unidos, destacando-se no mercado por produzir visualização de dados de forma interativa e de fácil manuseio, busca integrar a robustez da preparação de dados com a velocidade das entregas por painéis. Direcionada para inteligência de negócios, conta dentre os seus fundadores o Chris Stolte, especialista em técnicas de visualização para explorar e analisar as bases de dados relacionais e bases multidimensionais(cubos). A ferramenta trabalha com diversas fontes de dados: bancos de dados relacionais, cubos OLAP, bancos de dados em nuvem, e planilhas eletrônicas. Produz gráficos à medida que novos insightssurgem, facilitando a troca de cenários de forma variada e contínua, e o que é mais importante, sem a ajuda do pessoal da TI.
Dentre as suas funcionalidades destacamos:
Além de um wizard que a depender da escolha dos campos a serem exibidos no painel, informa a melhor exibição, é o chamado mostre-me.

Link para treinamento: TABLEAU

ower BI: produto idealizado pela empresa Microsoft começou a dar seus primeiros passos em setembro de 2014 com o chamado Power BI para o Office 365, cuja Microsoft tinha uma filosofia conhecida como BI para todos. A primeira versão deste produto foi no Excel como add-insPower QueryPower Pivot and Power View. Com o passar dos tempos, o produto vem se tornando bem mais robusto do que no seu início, com versões desktop (gratuita) e na nuvem (pacotes a partir de 10 dólares) que facilitam aos usuários adentrarem na área.
Possibilita a construção de visualizações interativas com o chamado self-service BI ou faça você mesmo, não dependendo diretamente de uma equipe de TI, os usuários finais podem criar seus próprios relatórios e painéis (dashboards). Dentre as características principais destacamos:
A estrutura:
Editor de Dados:
  • Dados: Locais onde são apresentados os dados carregados.
  • Relações: Quando você gera uma visão sobre os dados e deseja visualizar em qual modelo de dados foi criado, é nesta área que você visualiza. Caso haja necessidade, você pode editar o modelo de dados e colocá-lo da forma mais adequada possível.
 Objetos gráficos:

Link para treinamento: POWER BI

Qlik :  empresa fundada em Lund, na Suécia , em 1993, hoje com sede em Radnor, Pensilvânia, a sua ferramenta de destaque na área de Business Intelligence é chamado inicialmente de QuikView. "Quik" significava "QualidadeCompreensãoInteraçãoConhecimento", depois passando para QlikView. No início, o produto foi vendido apenas no seu país de origem, com o seu sucesso, o mundo passou a conhecer as suas funcionalidades.
Hoje a empresa representa dois produtos nesta área o Qlik View e o Qlik Sense, que compartilham de conceitos bem parecidos, o primeiro destacasse na construção mais detalhada de painéis e relatórios com necessidades mais complexas com participação geralmente da equipe de TI, o usuário final trabalhará com os painéis já criados e desenvolvidos. No Qlik Sense a coisa se altera, focada na mudança constante de painéis o usuário final tem a total liberdade para arrastar e soltar gráficos dos mais diversos, construindo os painéis a medido que novas ideias surjam. Veja a funcionalidade do Qlik Sense.
Dentre as características principais destacamos:
Modelo Associativo:
  • Estado Entrada: relativo a marcação que você realiza, sendo o valor do campo selecionado ou não.
  • Estado Saída: relativo a marcação não realizada, sendo o valor do campo ser possível ou não.


Objetos gráficos:

Link para treinamento: QLIK SENSE

As ferramentas Data Discovery são ideais para gestores de TI, administradores, profissionais de marketing, profissionais de RH, dentre outros. Indicado aos que desejam gerenciar e criar seus próprios painéis com seus indicadores, sem precisar de técnicas avançadas que necessitem de um profissional de TI por perto. Elas tendem a evoluir para algo híbrido com o uso de recursos de analytics (uso de técnicas estatísticas e matemáticas como previsão, tendências, regressões, etc), portanto temos que buscar aprimorar nossos conhecimentos neste novo mundo que está dominando as pequenas, médias e grandes empresas.



Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: