Anunciado pela Vivo nesta segunda-feira
(25), o Vivo Data Labs é a nova criação da operadora no segmento de
business intelligence (BI) e Big Data. O departamento contará com 120
profissionais, dos quais 49 são cientistas de dados, e dados colhidos e
analisados pela equipe serão usados em projetos nas áreas de redes,
comercial e marketing da operadora.
Em 2015, a companhia conseguiu aumentar em dezoito vezes sua capacidade
de processamento de informações, e para 2016 pretende multiplicar essa
capacidade em 87 vezes. “Essas ferramentas nos permitem analisar o
comportamento de clientes no uso de serviços de telecomunicações, assim
como explorar toda malha de informações de redes fixa e móvel, e gerar
ações comerciais ou operacionais para melhorar a experiência do
assinante - sempre respeitando sua privacidade”, declarou a empresa em
uma nota enviada à imprensa. “As informações são analisadas de forma
agregada e sua análise leva também as ações para o grupo, e não
individualizadas”, explica.
Essas informações analisadas são alterações no volume do tráfego de
internet e voz em determinada região, ou ainda o aumento na qualidade de
ligações para o call center, bem como informações sobre tipologia da
rede e dados geográficos que indicam locais com maior incidência de
problemas, desde furtos a rompimentos de cabos.
O Big Data será usado, por exemplo, para identificar e solucionar
problemas massivos na rede fixa (que contempla voz e dados). Na prova de
conceito, que foi realizada no início do ano, o projeto reduziu em 70% o
tempo de identificação e solução desse tipo de problema, com mais de
85% de precisão no diagnóstico. Outro projeto em andamento diz respeito à
otimização e dimensionamento de rede móvel, também com o objetivo de
melhorar a experiência do assinante.
A Vivo vem usando, ainda, a técnica estatística Machine Learning de
computação cognitiva - que ensina o computador a analisar informações e a
gerar insights. A tecnologia vem sendo aplicada há cerca de seis meses
em algumas frentes como o Next Best Action (que acompanha o ciclo de
vida do cliente para antecipar suas necessidades), e a Predição de Churn
(tomada de medidas para evitar que o cliente cancele seu contrato com a
empresa).
Matéria completa:
http://corporate.canaltech.com.br/noticia/vivo/vivo-cria-nucleo-de-bi-e-big-data-em-departamento-com-120-profissionais-74597/
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