[CRESCIMENTO] Mercado mundial de Business Intelligence e Analytics atingirá US$ 16,9 bilhões em 2016


Fonte: Cheaptravel



O instituto Gartner estima que o mercado mundial de Business Intelligence (BI) e Analytics atingirá US$ 16,9 bilhões em 2016, um aumento de 5,2% em relação a 2015. Ambos os mercados estão na fase final de uma mudança, pois antes eram controlados pelos departamentos de TI, e agora estão se transformando em sistemas liderados pelas áreas de negócios.
Como resultado, a moderna plataforma de BI e Analytics (BI&A) surgiu para atender novos requisitos organizacionais de acessibilidade, agilidade e uma visão analítica mais profunda.
"A mudança para a moderna plataforma de BI e Analytics atingiu um ponto de inflexão. As organizações devem fazer a transição para plataformas de BI modernas, ágeis, rápidas e fáceis de usar para criar valor aos negócios com percepções de diferentes fontes de dados", afirma Ian Bertram, vice-presidente de Gestão do Gartner.
A democratização do Analytics
Conforme o Analytics se torna mais estratégico para a maioria das empresas, os negócios e processos são analíticos e cada pessoa se torna um usuário.  "Os diretores de marketing não podem mais ser apenas especialistas na criação de marcas e publicação de anúncios. Eles também devem ser especialistas em análise de clientes. O mesmo é válido para os chefes de recursos humanos, da cadeia de suprimentos e dos altos cargos financeiros na maioria das indústrias", afirma Bertram.
Para responder ao tempo de percepção exigido pelo ambiente de negócios competitivo de hoje, muitas organizações querem democratizar as capacidades analíticas por meio do autoatendimento.
A diferença mais significativa entre a plataforma moderna de BI e Analytics comparada a um relatório de TI centralizado tradicional é a quantidade de modelagem inicial exigida, além das habilidades necessárias para construir um conteúdo analítico. A criação de conteúdo por meio de plataformas de comunicação centralizadas em TI começa com a consolidação e modelagem dos dados por TI. Por outro lado, uma plataforma moderna de BI e Analytics suporta o desenvolvimento de conteúdos analíticos habilitados por TI.
"Para obter o benefício integral das plataformas modernas, os líderes devem repensar a maioria dos aspectos de suas atuais implementações de análise centralizadas em TI para incluir cargos e responsabilidades, modelos organizacionais, processos de governança e liderança", o vice-presidente de Gestão do Gartner.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: