[DISCOVERY] Tableau - Análise de Dados na Rapidez do Pensamento

Fonte: BI NA PRATICA

Por Diego Elias


Um dos maiores desafios da gestão corporativa nos últimos anos tem sido a necessidade de organizar, acessar e analisar a avalanche de dados que as empresas geram diariamente. Estudos mostram que a quantidade de dados dobra a cada ano nas empresas, e em 5 anos deverá ser 10x maior do que o volume apresentado hoje.


Hoje existe uma tendência cada vez maior que as empresas e pessoas tenham capacidade de analisar e entender os dados de maneira rápida, prática e sem a necessidade de habilidades específicas em programação, scripts e outras ferramentas de TI.

Com a proliferação de diversas e novas fontes de dados, o desafio de combinar essas bases se torna cada vez mais necessário e atual. As empresas querem combinar, por exemplo, planilhas em excel com outras fontes de dados, e a partir desses cruzamentos criar insights que proporcionam melhorias e descobertas incríveis com os dados existentes.

A grande dificuldade das empresas até então era unir as diversas bases de dados com a fácil e rápida análise de informações pelos próprios usuários de negócios.

Diante desse cenário, dois alunos da Universidade de Stanford criaram um projeto em conjunto com o ministério de defesa americano onde fosse possível analisar a montanha de dados produzidos pelos órgãos de defesa do país, em velocidade recorde e que fosse possível ser analisado pelos próprios militares. Esse projeto foi chamado de projeto Polaris e em 2003 nascia a Tableau Software.


A Tableau Software criou 3 grandes inovações:

VizQL - é uma nova linguagem de computador que une as consultas de banco de dados diretamente para representações gráficas em uma estrutura unificada. Essa tecnologia permite um novo conjunto de consultas a banco de dados onde as pessoas podem responder suas perguntas rapidamente apenas arrastando e soltando os campos das bases de dados.

In-Memory Engine – Essa tecnologia criou um rápido motor de dados que permite as pessoas importar dados de diversas fontes, carregar os dados na memória, e imediatamente ter um banco de dados de alto desempenho para trabalhar.

Esse motor in-memory utiliza armazenamento de dados baseado em colunas, compressão, arquitetura de dados e algoritmos em uma combinação única para alcançar processamento extremamente rápido em dados de grandes dimensões. E a coisa mais impressionante sobre isso é que qualquer pessoa pode usá-lo em qualquer computador.

Live Query Engine - Imagine uma empresa que quer um sistema de self-service business analytics, mas quer que ele encaixe diretamente sobre o seu investimento atual em bancos de dados. Isso é o que o esse mecanismo de consulta ao vivo fornece. Foram anos de integração com o VizQL e com todas as principais plataformas de dados para alavancar os recursos analíticos completos de cada banco de dados.

Com a união dessas 3 tecnologias, a Tableau criou uma solução de tecnologia inovadora e disruptiva que vem modificando os padrões e como as empresas encaram o desafio de analisar os dados, democratizando e aumentando o potencial de análise de dados pelos usuários finais, proporcionando agilidade, insights e novas maneiras de ver os negócios.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: