[ENTREVISTA] Josenildo Almeida - Especialista em Business Intelligence - Mercado Qlikview e Qliksense



Resultado de imagem para qlikview

Caro Leitor, entrevistamos o Consultor de Business Intelligence Josenildo AlmeidaMestrando em Administração pela UNIFACS, com especialização em Qualidade e Governança de TI pela Faculdade Ruy Barbosa e graduado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário da Bahia. Experiência como docente em Instituições de Ensino nos cursos de TI, desenvolvimento de sistemas para iniciativa pública e privada, além de governança de TI com foco em BI - Business Intelligence.

Josenildo é um craque da área e conhece muito bem o uso e especificações da ferramenta Qlikview e Qliksense. 

O blog BI COM VATAPÁ fez uma entrevista sobre o que existe e como trabalhar com a ferramenta Qlikview e Qliksense da empresa Qlik. Veja como ficou:


1) O que compõe o ferramental da empresa  Qlik 
   QlikView e Qlik Sense são os produtos da Qlik,

2) Quais as diferenças entre Qlikview e Qliksense
    Basicamente, o Qlikview foca em aplicações de negócio mais estruturadas, com modelo de dados, layout e fórmulas pré-estabelecidos, criadas por desenvolvedores para atender as demandas do usuário final. Já o Qlik Sense é uma solução self-service para visualização e análises de dados que permite criar visualizações, dashboards e relatórios interativos sobre dados a partir de qualquer dispositivo digital de forma intuitiva, com foco em dar mais liberdade ao usuário final, permitindo criar suas próprias visões.

3) Quais funcionalidades compõem o QlikView e QlikSense
   São inúmeras as funcionalidades do Qlikview, podendo destacar algumas mais importantes, como: associação de dados (múltiplas possibilidades de análise por padrão), dados em memória (muito mais rápido para fazer análises e gerar relatórios), múltiplas base de dados - consolidar informações de qualquer lugar ao mesmo tempo, como planilhas em excel e base ERP), criação de script para extração e transformação dos dados, funções estatísticas, desenvolvimento de layout com diversos objetos padrão da ferramenta, entre outros. O QlikSense é mais simples voltado para os usuário final. Por esta razão não possui todas as funções (script, gráficos) que o QlikView possui.

 4) Como funciona o Qlikview na questão padrão de dados como fonte de entrada para a ferramenta? É necessário utilizar um formato específico? 
      O processo de extração é feita pela própria ferramenta. O Qlikview aceita múltiplas fontes de dados, como por exemplo:

       •Arquivos texto com qualquer caractere separador de campos, por exemplo ponto e vírgula.
       •O resultado de uma query feita com SQL, via OLE DB/ODBC
       •Projetos QlikView previamente criados (arquivos .qvw).
       •Arquivos de dados QlikView (qvd).
       •QlikView Data Exchange (qvx).
       •Arquivos Excel no padrão BIFF code.
       •Tabelas HTML
       •Arquivos XML 

5) A carga dos dados na ferramenta Qlikview é parecida com o processo clássico do Data Warehouse: Staging, Dimensões e Fatos?
    O Qlikview utiliza o modelo associativo, através da tecnologia patenteada AQL (Associative Query Logic) para associar dados enquanto as queries são feitas na estrutura de dados QlikView. Com esta tecnologia, elimina-se a necessidade de cubos de dados e de armazenagem de dados, substituindo a estrutura de cubo por uma estrutura de dados chamado nuvem de dados. nuvem de dados não contém quaisquer dados pré-agregados ou consolidado, mas sim tabelas não redundantes e os mantém na memória. As consultas são criadas em tempo real e são executadas na nuvem de dados de dados na memória.

6) Possuo um Data Warehouse na minha empresa, o Qlikview possui a funcionalidade de ler estes dados conectando diretamente no meu servidor de DW?
É possível fazer a conexão aos principais bancos do mercado via OLE DB/ODBC.

7) Qual a tecnologia que o Qlikview utiliza: Cubos (Bancos MOLAP), in-memory, ROLAP ( bancos relacionais)?
O Qlikview trabalha com a tecnologia in memory. 

8) Quais empresas utilizam o ferramental da Qlik

De acordo com relatório publicado em fevereiro de 2015 pela Gartner (líder mundial em pesquisas tecnológicas) - o relatório “O Quadrante Mágico para BI e Plataformas Analíticas” - o QlikView se encontra posicionado como líder de mercado em procura pelas empresas. À nível de mercado baiano, podemos citar empresas, como: Cenconsud, Clínica Delfin, SEBRAE e Nutricash, Hospital Jorge Valente, Hospital Aliança, entre outros.


 9) Existem treinamentos EAD e Presenciais destas ferramentas?
   Particularmente, desconheço a existência de treinamentos EAD. Já o presencial, é possível encontrar três modalidades distintas: básico/introdutório, intermediário e expert. 


 Contatos de Josenildo:
  Josenildo Almeida
  Consultor Business Intelligence - Projetos e Treinamentos em Qlikview
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: