[KPI] Supricel Logística utiliza KPIs para agilizar a tomada de decisões


Fonte: MetaAnálise


Televisores fixados estrategicamente na empresa apresentam os principais indicadores.
Que tal chegar ao trabalho e ver os principais indicadores por uma ou mais TVs antes de chegar a sua mesa? Isso foi o que a Supricel Logística, uma das líderes de mercado no transporte rodoviário de cargas, logística de movimentação e armazenamento, conquistou após implantar o TDA – ferramenta para construção de Dashboards de Business Intelligence – desenvolvido pela W5 Solutions – empresa brasileira especializada em soluções e projetos de TI.
Todos os departamentos da Supricel Logística utilizam o TDA, mas cinco setores em especial contam com os KPIs apresentados em televisores: Comercial, Financeiro, Produção/Frota e Agregado e PCP.
“O TDA foi um projeto que começou bem pequeno e foi um trabalho muito forte de conscientização de informação, principalmente sobre a qualidade e a origem dos dados”, diz o Gerente de TI da Supricel Logística, Willian Domingues. “Tínhamos muitas planilhas em Excel que em determinados momentos colocavam em dúvida a confiabilidade nos dados dos sistemas. Agora é muito diferente, o TDA se tornou uma fonte de informação segura, rápida e com uma capacidade de crescimento enorme. Temos hoje mais de 100 indicadores, espalhados em todas as áreas da empresa e alguns deles estrategicamente colocados em TVs.”, explica.
Para a área Comercial da empresa, por exemplo, o TDA apresenta indicadores que apontam: meta mensal, faturamento real e as demandas por região. A facilidade dos gráficos, além de otimizar o tempo gasto na visualização dos KPIs, gera uma tomada de decisão mais ágil e assertiva para o negócio.
“Com todos os dados expostos, os líderes conseguem saber ao certo qual área está precisando melhorar e, com isso, cobrar resultados e traçar estratégias. Para chegarmos aos resultados necessários, sem o TDA, precisávamos cruzar dados em planilhas avançadas do Excel. Ação que levava no mínimo 15 minutos para ser finalizada e tinha uma margem de erro. Hoje, visualizo todos os números importantes em menos de 10 segundos, que é o tempo de ligar o computador ou visualizar os monitores televisivos”, explica o executivo.
Já para o setor de Produção, os indicadores mostram se a carga foi retirada e entregue no prazo, quantos caminhões estão parados e quantos estão trabalhando, quais estão abastecidos, além de saber como está o faturamento do negócio. O TDA também informa se algum caminhão quebrou durante o trajeto, o que facilita o socorro e faz com que as entregas cheguem no tempo programado.
“Para mim, 95% do nosso trabalho está nessa solução. Com o TDA eu gerencio praticamente tudo. Os nossos horários de pico são às 9h e 16h, período crítico em que precisamos tomar as decisões diárias”, explica o gerente de Produção, Frota e Agregados da Supricel, Paulo Dechen. “Antes, para saber se as entregas estavam sendo bem sucedidas ou se o entregador teve algum problema no trajeto, precisávamos fazer diversas ligações e acessar os e-mails. Antes eu corria atrás das informações e hoje elas vêm até mim. Ficou tudo muito mais rápido, prático e automatizado. Com isso, eu acredito que aumentamos nosso faturamento em pelo menos 40%”, completa o executivo.
Solução
O TDA permite a integração com diversas bases de dados, facilidade  para criar os KPIs e a personalização de dashboards conforme a necessidade da empresa. O sistema proporciona agilidade e compila os dados de todos os setores sem exigir mão de obra, podendo ser instalado no servidor privado ou na nuvem.
Os KPIs apresentados podem ser personalizados, ou seja, cada empresa seleciona o que é importante ou não para o seu negócio e quais dados serão apresentados nos relatórios: lucro, metas, status das entregas, entre outros. Os indicadores podem ser visualizados por meio de computadores, monitores televisivos etc. O usuário cria a sua realidade de análise e desempenho podendo utilizar diversos formatos como gráficos: Single-Series, Multi-Series,Stacked, Scroll, Combination, Gauges, Tabelas, Grids ou mapas do Google, tabelas dinâmicas, permitindo ainda a utilização de filtros e drill-downs.
“Fizemos também um trabalho de ler os dados do TDA e enviar aos usuários via SMS em alguns momentos do dia, suprindo assim aqueles que devido ao cargo/função tem acesso limitado a internet ao longo do dia. Nosso próximo passo é implantar a última versão, permitindo que o TDA possa ser acessado via celulares corporativos”, finaliza Domingues.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: