[TREM BALA] Soluções analíticas apoiam estratégias de negócios da CPTM

Fonte: SEGS


Após implementação da plataforma MicroStrategy, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos consegue transformar informação em conhecimento, sem gerar dados em excesso. O projeto abrange as áreas de Custos, Segurança Operacional, Financeiro, Coordenação de Empreendimentos e Saúde Ocupacional
 
A utilização de informações gerenciais como ferramenta de apoio à tomada de decisão foi o principal objetivo da CPTM ao adotar as plataformas de business intelligence (BI) e Mobile da MicroStrategy. As soluções analíticas têm auxiliado a empresa nas estratégias de negócios graças à disponibilização de relatórios com alto nível de detalhamento, relacionados às áreas de Custos, Segurança Operacional, Financeiro, Coordenação de Empreendimentos e Saúde Ocupacional.
 
De acordo com Nilson Roberto Brito dos Santos, responsável pela gerência de tecnologia da informação da CPTM, antes da adoção do BI as informações gerenciais eram compiladas e divulgadas em planilhas Excel ou em relatórios extraídos dos sistemas especialistas. Além disso, os usuários não conseguiam criar visões diferenciadas das informações.
 
Atualmente, a solução de BI tornou-se uma ferramenta imprescindível no suporte à tomada de decisão na companhia. Os usuários podem criar suas próprias análises e relatórios completos (self-service) com informações valiosas relacionadas, por exemplo, ao prazo de entrega e data limite de projetos; à quantidade de passageiros pagantes e de passageiros transportados; ao custo contábil e depurado da tarifa por passageiros pagantes; à quantidade de viagens vendidas; ao valor arrecadado; à tarifa média; à quantidade de ocorrências por linha e por milhão de passageiros; e ao volume de afastamentos por tipo de afastamento e CID. Os usuários também passaram a contar com datamarts exclusivos para cada uma das áreas, agilizando de forma significativa os negócios e a obtenção de projeções futuras sobre a companhia. 
 
Ainda segundo Nilson, seria impossível imaginar o nível de flexibilização da informação atingido hoje sem a utilização de uma solução analítica, como a da MicroStrategy. Garantia de confidencialidade, confiabilidade e velocidade na disponibilização da informação, assim como um maior detalhamento e o acompanhamento de resultados, também foram vantagens importantes que estão diretamente atreladas à adoção do BI na CPTM. “Enfim, conseguimos uma ferramenta que transforma informação em conhecimento, sem gerar dados em excesso”.
 
A CPTM tem planos de expandir o número de usuários, principalmente da solução Mobile, ainda em 2014. “A ideia é dar continuidade aos investimentos em tecnologias inovadoras de apoio à tomada de decisão, complementando o projeto de BI com a mobilidade”, finaliza.
 
Sobre a CPTM
 
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM é uma sociedade de economia mista vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos – STM e foi fundada em 28 de maio de 1992, com a promulgação da Lei Paulista n° 7.861.Coube à companhia assumir os sistemas de trens da Região Metropolitana de São Paulo, operados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU [Superintendência de Trens Urbanos de São Paulo - STU/SP] e pela Ferrovia Paulista S/A - Fepasa. Com isso, recebeu como herança um sistema ferroviário de quase um século de existência.
 
A CPTM possui atualmente 92 estações ativas em seis linhas, que totalizam 260,8 km na sua malha ferroviária. Este sistema faz parte da Rede Metropolitana de São Paulo.
 
Sobre a MicroStrategy Incorporated
 
Fundada em 1989, a MicroStrategy (Nasdaq: MSTR) é fornecedora líder mundial de plataformas de software empresarial.  A missão da empresa é fornecer as plataformas mais flexíveis, poderosas, escaláveis e fáceis de utilizar para análise, mobilidade, identificação e fidelidade, oferecidas tanto para uso nas instalações físicas do cliente ou em nuvem.
 
O MicroStrategy Analytics Platform™  permite que organizações líderes analisem grandes quantidades de dados e distribuam a visão de negócios por toda a empresa.  Nossa plataforma de análise fornece relatórios e dashboards, e permite aos usuários realizar análises ad hoc e compartilhar suas ideias em qualquer lugar, a qualquer momento.  O MicroStrategy Mobile App Platform™ permite que as organizações construam rapidamente aplicações ricas em informações que combinam multimídia, transações, análises e workflows personalizados.  O MicroStrategy Identity Platform™ (nomeada MicroStrategy Usher™) oferece às organizações a capacidade de desenvolver um aplicativo móvel seguro para identificar e credenciar.  O MicroStrategy Loyalty Platform™ (nomeada MicroStrategy Alert) é uma solução móvel para fidelidade e engajamento do cliente de última  geração.  Para saber mais sobre a MicroStrategy, visite www.microstrategy.com e siga-nos no Facebook  (http://www.facebook.com/microstrategy) e Twitter (http://www.twitter.com/microstrategy).
 
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

1 comentários:

Sagar R disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.