[LANÇAMENTO] Salesforce lança ferramenta de análise em nuvem

Fonte: ComputerWorld


O mercado batia na tecla de que faltava à salesforce.com um sistema robusto de análise de dados. A empresa, agora, pretende mudar essa percepção com o lançamento do Wave, uma ferramenta de analytics que roda em nuvem. 
“O legado atual de tecnologias de análise não foi feito para o volume de dados visto hoje em dia”, afirmou Stephanie Buscemi, vice-presidente de soluções analíticas em nuvem da provedora. 
Fruto de dois anos de trabalho de engenharia, o Wave roda no topo da plataforma core da salesforce. Com isso, possui integração com aplicações de CRM (sigla em inglês para gestão de carteira de clientes), suporte e algumas facilidades na relação com outros aplicativos desenvolvidos na plataforma. 
A fabricante defende que o novo serviço vem com abordagens diferentes de outros sistemas analíticos: baseia-se em pesquisa com dados armazenados de forma otimizada, o que permite exploração mais rápida e interativa na busca por respostas feitas pelos usuários. 
Outra vantagem, enumera a salesforce.com, versa sobre o fato de que tal abordagem permite que departamentos de TI não necessitam juntar repositórios de dados tradicionais. 
A interface do Wave não é uma simples lista textual de resultados de pesquisa. Ao invés disso, o sistema aplica camadas de visualização dinâmica de dados. O sistema também fio otimizado para rodar em dispositivos móveis. 
Cerca de 30 parceiros da fabricante já começam a trabalhar comercialmente a solução. Nessa lista estão Accenture e Deloitte. 
A salesforce.com disse não ter intenção de posicionar o discurso da ferramenta como substituo de sistemas mais robustos de business intelligence, como SAP Business Objects ou Oracle Hyperion. “Não vamos até o CIO tentar vender o Wave como um BI corporativo”, comentou a VP. A ideia reside em uma abordagem focada em “clientes-chave” das áreas de vendas, serviços e marketing. 
A ferramenta ganha disponibilidade de mercado ainda nesse mês de outubro. Clientes poderão baixar uma versão mais simples do sistema em lojas de aplicativo como a Apple Store. A especificação de preço do sistema completo deverá ser revelando ainda nos próximos dias. 

Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: