[JUNTAS] Big Data e Mineração de dados

Fonte: Brasil mais TI

Caro leitor, devemos estar preparados para as mudanças na área de BI com a introdução de ferramentas de Big Data e Mineração de Dados, ambas presentes nas grandes corporações mundiais, fica aqui mais uma vez a dica dos cursos do Aprenda Virtual: Mineração de Dados com WEKA e Ferramenta R ambas presentes neste novo cenário mundial. Confira a grande dos cursos e fique preparado para as mudanças que estão por vir.






Big Data e Mineração de dados
Entende-se por Big Data o grande volume de dados gerado todos os dias no mundo por empresas, meios de comunicação e redes sociais, por exemplo.
A mineração de dados, que também tem sido chamada de “Big Data Analytics” (Análise de Big Data), faz uso de ferramentas para explorar de forma eficiente esse enorme volume de dados e encontrar padrões e relações entre eles. Tudo isso para obter informações úteis para as organizações.

Aplicações
Computadores com altíssima velocidade de processamento e capacidade de memória (supercomputadores) são utilizados para fazer essa “filtragem” de dados, permitindo que o mundo corporativo obtenha perfis detalhados de seus clientes, hábitos de consumo, o que eles gostam e o que não gostam.
No caso de um site, por exemplo, é possível saber quantas pessoas acessaram a página em determinado período, suas faixas etárias, onde moram, que parte do site foi mais clicada, entre várias outras informações detalhadas.
Assim, quem faz uso da mineração de dados pode ter uma vantagem competitiva frente à concorrência. Vai poder entender a fundo quem são seus clientes e desenvolver ações específicas para eles.

Supercomputadores em ação
A mineração de dados também tem obtido sucesso em pesquisas científicas. Nesta matéria do site Inovação Tecnológica, um supercomputador chamado KnIT (Knowledge Integration Toolkit) ou Ferramentas de Integração de Conhecimento, leu 100.000 artigos científicos em 2 horas, comparou padrões entre os textos e descobriu informações completamente novas no campo da Biologia. Nenhum ser humano seria capaz de fazer tudo isso.
Mercado de trabalho e cursos
Você encontra em todo o Brasil cursos presenciais e online de capacitação em mineração de dados, como esses:

Profissionais especialistas nessa área estão em alta no mercado. Vale a pena pesquisar mais sobre essa tendência mundial e se dedicar aos estudos.

Estude também com os cursos de capacitação online e gratuitos do Brasil mais TI.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: