[FERRAMENTA] Pentaho - Visão Geral - PARTE 01

Fonte: BI na Prática

O Pentaho Corporation é uma iniciativa pioneira da comunidade de desenvolvimento Open Source para proporcionar ferramentas de Business Intelligence (BI) para que as organizações melhorem sua performance, eficiência e efetividade na gestão da informação. O Pentaho Business Intelligence é a ferramenta open source mais utilizada do mundo, contendo um ambiente de desenvolvimento integrado e bastante poderoso.

O Pentaho surgiu com o desejo de alcançar uma mudança positiva no mercado de análise de negócio dominada por grandes vendedores que ofereciam produtos baseados em plataformas com custo elevado. A partir daí, cinco experientes desenvolvedores de sistemas (daí a origem do prefixo Penta) fundaram, em 2004, o Pentaho.

O Pentaho é uma solução completa de BI. Enquanto alguns não passam de portais com capacidade de executar relatórios e cubos OLAP, o Pentaho é um grande workflow que trata tudo como processos e serviços integrados.

A plataforma Pentaho, conhecida como Pentaho Open BI, é composta de aplicações open source para criação de soluções de Business Intelligence. Entre os módulos destacam-se:

BI Server: Front-end de interação com o usuário final. Provê dois “auto-serviços” conhecidos como PUC (Pentaho User Console) e PAC (Pentaho Administration User). O WAQR (Web AdHoc Query and Reporting) permite criação de relatórios on-line, via web, e o OLAP (On Line Analytical Processing) permite navegação através de níveis (nível agregado ao menor grão). E em se tratando de BI, o OLAP é o coração da análise e dá acesso aos relatórios publicados pelo Report Designer.

Report Designer: Esta ferramenta deve ser utilizada para criação de relatórios complexos. Quando for necessário criar relatórios mais interativos e elaborados esta ferramenta é a mais  adequada, pois fornece mais recursos que a ferramenta de geração de relatórios ad-hoc.

Design Studio: Esta é uma ferramenta que é baseada no Eclipse (API para desenvolvimento). Um ambiente de desenvolvimento de soluções avançadas de BI.

Aggregation Designer: Uma ferramenta gráfica que ajuda a melhorar a eficiência do cubo Mondrian, criando tabelas agregadas. Porém seu uso deve ter cuidados.

Metadata Editor: Ferramenta que mapeia os bancos de dados e seu conteúdo em uma visão de negócios a partir da qual usuários podem compor relatórios, via web, através do WAQR. Permite adição de uma camada de metadados a uma fonte de dados existente. Normalmente usada para produzir uma camada que facilita a criação de relatórios ou análises, porém seu uso não é obrigatório.

Pentaho Data Integration: Ferramenta ETL (antigo projeto Kettle), que permite acessar e preparar fontes de dados para análise, mineração e geração de relatórios OLAP. Ele é normalmente iniciado quando se quer preparar dados para análise.

Pentaho Schema Workbench: Uma ferramenta gráfica que realiza a criação de esquemas ROLAP para análise. Este é um passo necessário para preparar os cubos. Ele possui integração com BI Server e permite publicar o esquema desenvolvido diretamente nele.


Este curso é oferecido no site APRENDA VIRTUAL

Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: