[TREINAMENTO] SAS investe em formação de analistas

Fonte:DecisionReport


O Big data criou uma demanda sem precedentes de talentos para a análise, que supera os dos candidatos mais qualificados. Para ajudar a preencher esta lacuna de competências, a SAS está lançando uma ampla iniciativa de ensino superior, que inclui software livre, parcerias universitárias e envolve comunidades de usuários que darão suporte às próximas gerações de usuários SAS.

Anunciado durante o primeiro dia do SAS Global Forum , maior encontro mundial de usuários das soluções da companhia, o programa SAS Analytics U irá disponibilizar novas ofertas de software, sem custo, que permitirão a professores e alunos de todas as idades acessar e implementar software SAS mais facilmente e de forma mais rápida.

De acordo com Jim Goodnight, CEO da empresa de tecnologia, os empregos que exigem habilidades analíticas estão em alta demanda , mas não há qualificação suficiente para preencher esses postos de trabalho. O SAS Analytics U pretende abordar essa deficiência, tornando o acesso ao software livre SAS mais fácil. “Dessa maneira, qualquer um pode se tornar um especialista em análise de dados", afirma o CEO.

Sistemas abertos 

O novo software livre SAS University Edition vai oferecer uso gratuito de tecnologias fundamentais SAS, ideais para análise de dados e análise estatística em ensino, pesquisa e auto-aprendizagem . Disponível via download rápido da web, a ferramenta será oferecida em todo o mundo a partir de maio para o uso em PCs ou Macs, inclusive no Brasil.

O já estabelecido SAS OnDemand for Academics terá acesso mais fácil, uma vez que os usuários não terão que estar associados a um curso ou um professor específico. A partir do final de julho, qualquer um pode usar o serviço online gratuito de ensino e pesquisa acadêmica, que ainda disponibiliza muitos aplicativos adicionais, incluindo SAS Enterprise Guide e SAS Enterprise Miner.

Ambas as ofertas estarão disponíveis para os alunos dentro e fora de um contexto de ensino superior. Ambos incluem o acesso a SAS Studio, mais nova solução baseada na Web para escrever e executar código SAS. Os alunos podem fazer upload de seus próprios conjuntos de dados ou arquivos de programa ou praticar com conjuntos de dados de cursos de certificação SAS à medida que forem se familiarizando com os softwares.

Além disso, a companhia irá investir em novas graduações e cursos para ampliar as oportunidades de carreiras lucrativas. Um estudo de 2011 da McKinsey Global Institute prevê um intervalo de 50% a 60% entre a oferta e a demanda por pessoas com profundo talento analítico e capacidade de analisar grandes conjuntos de dados. 

A SAS irá ampliar ainda mais seu alcance para além dos ambientes universitários tradicionais, com cursos on-line abertos e cursos on-line em massa (MOOCs) . Os futuros “MOOCs” permitirão que qualquer pessoa possa aprender a programação SAS para se preparar para a certificação SAS, aumentar sua liquidez e melhorar as habilidades .

A empresa também vai continuar a parceria com Teradata University Network, que dá acesso ao popular software de visualização de dados SAS Visual Analytics a mais de 4.000 professores e 50.000 alunos. Além disso, a companhia divulgou a parceria com diversas universidades para criar mais de 50 programas de certificação em todo o mundo.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: