[NOVIDADE 3] QlikView Análise Qualitativa Avançada

Fonte: SmartQlik
O QlikView funciona de forma diferente se comparado às tradicionais ferramentas de BI baseadas em Cubos OLAP. O QlikView trabalha com uma tecnologia exclusiva e patenteada chamada AQL (Associative Query Logic) que possibilita que os usuários façam perguntas com uma liberdade de dimensão de análise total e com respostas em tempo real independente de as variáveis serem pré-definidas ou não.
O objetivo principal desta tecnologia inovadora e revolucionária é possibilitar que perguntas possam ser feitas pelos gestores sem que os mesmos estejam presos ou engessados a uma estrutura hierárquica de dados pré-definida, dando em tempo real análise infinita, possibilidade de arranjo e/ou combinação de análises.
A tradicional tecnologia OLAP é interessante enquanto está sendo desenvolvida, mas rapidamente o usuário se depara com limitações que impactam diretamente em seu negócio.
A tecnologia baseada em Hypercubos OLAP limita os usuários a trabalharem com um limitado número de dimensões. Os parâmetros têm que ser definidos no momento do desenvolvimento da aplicação e a redefinição destes parâmetros significa consumo de tempo e recursos.
A interface é de difícil compreensão para pessoas não ligadas à tecnologia. O resultado é que os Hypercubos baseados em tecnologia OLAP e Data Warehouses são soluções caras e de alto consumo de tempo.

A tecnologia AQL™ (Associative Query Logic) patenteada pela QlikTech trabalha de forma diferente, ao construir e manter um banco de dados não relacional, associativo, e com uma base de dados altamente eficiente alojada na memória RAM.

QlikView Associative Query Logic -SmartQlik
A vantagem da arquitetura AQL é que a fonte de dados é retida e imediatamente disponibilizada off line para análise de todo caminho da fonte transacional. O resultado é uma poderosa capacidade analítica provida por uma interface para o usuário altamente intuitiva que encoraja a exploração e a criatividade.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

1 comentários:

Unknown disse...

News you present on this website about QlikView Advanced Qualitative Analysis is really nice and interesting, thank you for writing it! QlikView Training in Hyderabad