[SERÁ???] O Datawarehouse está morto. Agora chegou a vez do “Ágil BI”

Fonte: IntelligencePartner

Talvez seja um excesso literário, mas a realidade está se aproximando. Estamos assistindo a uma série de inovações tecnológicas que irão transformar a forma em que as empresas analisam as informações para a tomada de decisões. Para começar, as necessidades de informação das empresas estão mudando. São os três Vs que afetam os dados: Volume, Velocidade e Variedade.
Estes novos requerimentos estão colocando muita pressão sobre aabordagem tradicional dos Datawarehouses. Sob esta abordagem tradicional, as empresas não podem experimentar com grandes volumes de dados (é muito caro e demorado e assumem muito risco fazendo testes), não são flexíveis e são lentos para responder a novas solicitações dos usuários que devem tomar decisões em questão de horas ou no máximo dias.
E, finalmente, os Datawarehouses tradicionais estão projetados para analisarinformações estruturadas e previamente preparadas para dar um bom rendimento, mas não estão levando em conta novas fontes de informação (informação não estruturada contida nos e-mails, post de redes sociais ou informações corporativas que estão fora da empresa, no Google Apps, Office 365, Salesforce, Google Analytics, etc.)
A computação na nuvem permite incorporar estas novas necessidades. Durante os últimos dois anos, tem surgido serviços na nuvem que tentam responder a essas necessidades. No lado dos dados, tem surgido serviços como Google BigQuery baseado em MapReduce que é capaz de lidar com tabelas de informação com mais de 500 milhões de linhas, e que sua implantação pode ser feita numa questão de horas, evitando às empresas a necessidade de terem uma infra-estrutura cara, e fornecendo um desempenho espetacular e sob uma filosofia de pagamento pela utilização.
O mesmo está acontecendo na área das ferramentas de BI. Estão surgindo novos fornecedores com tecnologia 100% de computação na nuvem (comoBIME), com uma arquitetura baseada em banco de dados em memória que se conectam com todos os tipos de informação on-premise ou informação existente em outras “nuvens” (com o mesmo Google BigQuery ou Amazon Redshift), estruturada ou não estruturada, permitindo uma enorme flexibilidade e agilidade na análise da informação. As empresas podem agora enfrentar o desafio dos três Vs ou, utilizando a terminologia da Forrester“ágil BI”.

Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: