[REDUÇÃO] Energisa reduz perdas com solução de BI

Fonte: DecisionReport


O combate às perdas não técnicas de energia (como fraude e inadimplência) é um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas distribuidoras do setor elétrico. No entanto, o Grupo Energisa - que possui cinco distribuidoras de energia no país (três na região Nordeste, uma em Minas Gerais e outra no estado do Rio de Janeiro) - vem conseguindo bons resultados com uma estratégia que, entre outros fatores, inclui a implantação de um centro de inteligência voltado ao combate às perdas.

Em operação desde 2008, o Centro de Inteligência de Combate às Perdas (CICOP) da Energisa tem como principal fonte de informação para apoio à tomada de decisões um ambiente analítico corporativo, chamado Data Warehouse Energisa. Desenvolvido pelo CPqD, por meio de um projeto suportado pelo Departamento de Sistemas de Business Intelligence (BI) da Diretoria de TI da Energisa, esse ambiente analítico - para o qual foram utilizadas as ferramentas de BI da MicroStrategy e de integração de dados da Oracle – tem o objetivo de dar mais eficiência às ações de inspeção e de regularização realizadas pelas distribuidoras de energia do grupo.

De acordo com Ricardo Botelho, diretor-presidente do Grupo Energisa, o número de funcionários dedicados a esse tipo de ação é limitado. Por isso, as análises feitas pela equipe de profissionais do CICOP - que inclui engenheiros eletricistas, analistas de informações, estatísticos e técnicos em eletricidade - têm um papel fundamental na seleção dos casos que serão alvo de inspeção e regularização. A meta é detectar com maior facilidade as unidades consumidoras com alguma irregularidade, de modo a recuperar e agregar a maior quantidade de kW por intervenção.

Concluído em 2009, o projeto envolveu uma equipe de aproximadamente 25 profissionais do Centro - que também prestou serviços de consultoria e, posteriormente, de suporte à operação do sistema. Para o Grupo Energisa, os resultados desse trabalho já são visíveis. A Energisa Paraíba, por exemplo, uma das empresas do grupo, reduziu seu índice de perdas pela metade, no período compreendido entre 2000 e 2010 - quando baixou de 32% para 16,31%. Já na Energisa Borborema e na Energisa Sergipe, que também pertencem ao grupo, os índices de perdas de energia hoje estão entre os menores do país - respectivamente, em 8,41% e 11,1%.
Juntas, as distribuidoras do Grupo Energisa atendem, atualmente, cerca de 2,3 milhões de consumidores e uma população de 6,5 milhões de habitantes, em 352 municípios de quatro estados brasileiros. Sua área total de cobertura é de 91.180 quilômetros quadrados.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: