[FAST FOOD] Como as vendas de sushi aumentam com o BI

Fonte: ComputerWorld 

Caro Leitor, veja que coisa interessante, o controle do BI está em todas as partes, sempre conversei com meus alunos que devemos diversificar a visão sobre o mercado de BI, as pequenas e micro empresas estão esperando de portas abertas as ferramentas de BI, aproveite as ferramentas livres e faça a festa, leia a reportagem. 


A YO! Sushi está a usar o software de análise de negócios da IBM para ajudar a melhorar as vendas e agilizar as operações nos seus restaurantes.

A cadeia levou o conceito japonês de sushi bar “kaiten” – que fornece comida aos clientes numa correia transportadora – para o Reino Unido em 1997 mas tem agora 68 filiais no Reino Unido, Irlanda, Portugal [na zona de Sintra] e Médio Oriente.


Ao utilizar o software de “business analytics” da IBM, a YO! Sushi consegue monitorizar de forma mais eficaz as metas de vendas, de receitas e de promoções ao cliente nas suas lojas no Reino Unido.Por exemplo, ao identificar os pratos de sushi mais vendidos, os gerentes dos restaurantes podem fazer encomendas mais precisas, o que evita desperdício de comida. O YO! Sushi diz que também consegue analisar as tendências de vendas para os diversos tipos de alimentos para assim aumentar as linhas mais populares e rentáveis.


O software também está a ser usado para melhorar o atendimento ao cliente em horas de ponta, garantindo que o número correcto de funcionários está a trabalhar o número certo de horas nos restaurantes.


“O sistema da IBM é capaz de descodificar dados complexos numa forma que pode ajudar a prever tendências de vendas que têm um impacto real sobre a operação do YO! Sushi”, refere Billy Waters, gestor de TI na empresa.“Projecções mais precisas nas vendas permitem oferecer maior visibilidade das vendas nas lojas. Isso permite-nos acompanhar os hábitos dos clientes e planear os nossos preços e promoções de produtos ao longo do ano, tendo em conta os períodos mais sossegados e os horários de pico”, disse Waters.


O sistema de “business analytics” da YO! é baseado no software de “business intelligence” Cognos da IBM, com manutenção do parceiro Change ++.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: