[BAHIAAA!!] Empresa adota serviço inteligente em frota de ônibus na Bahia

Caro leitor, coloquei o post abaixo destacando a ousadia da nossa empresa baiana Softwell, que inova e utiliza BI, vejam que o mercado a cada dia fica mais e mais diversificado, vamos nos capacitar!!!.


"Na Bahia, passageiros da linhas de ônibus do grupo Evangelista (GEVAN), que controla 35% da frota de Salvador, possem acessar internet de graça durante as viagens, para checar e-mails, usar serviços de mensagem instantânea e até navegar por sites da web. A empresa implementou em sua frota um sistema de inteligência desenvolvido pela baiana Softwell Solutions, denominado Techbus, que além do acesso gratuito, permite o monitoramento em tempo real da frota.
Ao automatizar todos os processos nos veículos, o sistema viabiliza também a redução de custos operacionais, além de otimizar receita, melhorar a segurança e a qualidade dos serviços prestados aos usuários.
“O projeto permite que analistas e responsáveis por decisões do Grupo Gevan tenham acesso rápido às informações históricas e operacionais, proporcionando uma tomada de decisão mais inteligente sobre a alocação de recursos e melhor atendimento aos passageiros em suas rotas”, afirma o vice-presidente do grupo Gevan, Matheus Souza.
Após os primeiros testes, implementados em alguns ônibus desde setembro do ano passado, a Gevan instalou wireless em todos os veículos da linha Plataforma –Pituba.
O presidente e CEO da Softwell, Wellington Freire, acredita que a Techbus comprova como a tecnologia pode contribuir para os transportes e as cidades mais inteligentes. O sistema adotado inclui ferramentas de inteligência de negócios no gerenciamento de frotas, manutenção dos veículos, segurança e GPS. Também possui uma solução de mídia indoor que oferece ao passageiro entretenimento e informações sobre comércio durante o seu trajeto.
“Algumas grandes cidades do mundo, a exemplo de Estocolmo e Cingapura, começaram suas transformações pelos seus sistemas de transportes, adotando soluções da IBM.
Em Salvador estamos seguindo esse caminho e trabalhando com também em parceria com a Big Blue no desenvolvimento de um sistema de transporte.
Desenvolvida pela Maker, a solução Techbus roda sobre a arquitetura IBM: softwares Cognos (Business Intelligence), Informix e DB2 (banco de dados) e ainda um software para aplicação de servidores da linha Websphere, que funcionam como fonte de coleta de informações para o sistema de inteligência de negócios. O software Cognos permite automatizar processos, desenvolvendo rotas mais eficientes do ponto de vista de uso de combustível e a determinação de como o sistema é utilizado pelos passageiros, de modo a alocar ônibus, motoristas e rotas que atendam à demanda."
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: